A decisão sobre a Taxa Selic, atualmente em 13,75% ao ano, pelo Banco Central nesta quarta-feira (2), é aguardada com grande expectativa pelo mercado brasileiro. Há projeções de que seja o início do ciclo de cortes da taxa de juros pela Comitê de Política Monetária (Copom). Nesse sentido, é algo que não ocorria há três anos, desde agosto de 2020.
Uma questão relevante é a intensidade da redução da Selic. Alguns agentes de mercado acreditam em um corte de 0,25 ponto, conforme a expectativa dos economistas. Entretanto, outros apostam em 0,5 ponto, como é esperado pelos operadores e gestores.
Leia também: STJ Adia Novamente Análise De Adoção Da Selic Nas Dívidas Civis
O JPMorgan, por exemplo, prevê uma decisão “por pouco”, com um corte de 0,25 ponto percentual. No entanto, a instituição considera que uma redução de 0,50 ponto poderia impulsionar os mercados. Além disso, mesmo um corte de 0,25 ponto ainda seria uma oportunidade de compra.
A estratégia do banco é que o ritmo e o total do ciclo de flexibilização da taxa guiarão os movimentos do mercado, desde que exista a possibilidade de reavaliar os ativos no futuro.
Do mesmo modo, especialistas do JPMorgan, como Emy Shayo, acreditam que o Ibovespa poderá alcançar a marca de 135 mil pontos até o final de 2023. Isso devido à expansão de múltiplos impulsionada pelas taxas de juros mais baixas. No entanto, esse cenário também depende do crescimento dos lucros e da redução do risco, como o risco país.
Observando os ciclos anteriores de alta e baixa da Selic desde 2005, o JP aponta que o ciclo atual de redução durou 15 meses. Nesse sentido, houve uma queda de 11,75 pontos percentuais na taxa. Agora, espera-se que o BC continue reduzindo os juros em 3,75 pontos percentuais até meados de 2024, sendo 1,75 ponto em 2023 e 2 pontos na primeira metade de 2024.
O banco também observa que uma queda de 1 ponto na taxa de juros historicamente resulta em um retorno de 8% para o Ibovespa. Com o corte de 175 pontos-base esperado até o final do ano, o potencial de valorização seria de 14%, elevando o Ibovespa para 138 mil pontos, próximo à projeção de 135 mil pontos do JPMorgan.
Leia também: Expectativa De Corte Da Selic De Hoje Pelo BC Gera Divisão No Mercado Com Projeções Divergentes
Analisando os ciclos passados, a equipe de estratégia do banco destaca que, em média, cada ciclo de flexibilização da Selic resultou em queda de 525 pontos-base na taxa e valorização de 33% no Ibovespa, o que levaria o índice para 162 mil pontos.
Em resumo, as expectativas para a Taxa Selic e suas consequências no mercado estão sendo amplamente discutidas pelos agentes financeiro. Além disso, os investidores aguardam com ansiedade a decisão do Banco Central e suas projeções para o futuro.
Fonte: Mercado Hoje
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…