Professora Eliane Conconi conversa com alunos em sala de aula da escola Thomaz Rodrigues Alckmin, no primeiro dia de retorno das escolas do estado de São Paulo para atividades extracurriculares em meio ao surto de coronavírus (COVID-19) em São Paulo, Brasil 7 de outubro de 2020 . REUTERS / Amanda Perobelli
O Projeto de Lei promovido pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC) proporá ao plenário do Senado a isenção do Imposto de Renda para professores, sejam esses universitários ou do ensino básico. A medida é uma tentativa de promover a valorização dos salários dessa categoria.
Segundo o parlamentar, esse tipo de medida poderá fomentar o avanço das diretrizes e metas estabelecidas pelo PNE (Plano Nacional de Educação).
O Projeto de Lei n.º3.018/2021 deverá isentar os professores que estão exercendo suas atividades do pagamento do Imposto de Renda.
Serão contemplados os professores que atuam no ensino básico e superior. O ensino básico é composto por ensino infantil, fundamental e médio.
A isenção só será disponibilizada para os professores que estiverem exercendo a profissão. Caso seja aprovada o Projeto de Lei alterará a legislação que opera sobre o Imposto de Renda.
Em consonância com os argumentos do senador, o Projeto de Lei tende a beneficiar e estimular demais indivíduos a seguirem a carreira do magistério.
O PNE também preconiza que os salários da categoria deveriam se equiparar aos profissionais que possuem detêm o mesmo nível de escolaridade.
Com base na análise de 2020 do Observatório do PNE, os professores continuam recebendo apenas 78,5% da média salarial.
A Lei de 2014 vai vigorar até o ano de 2024, as diretrizes e metas determinadas deveriam ser completadas até o final do prazo estipulado pelo texto.
As metas foram estipuladas para promover o desenvolvimento da nação, tanto no âmbito nacional quanto estadual e municipal. A Constituição prevê a articulação das entidades Federais, dado que estas possuem as competências necessárias para o cumprimento do PNE.
A PNE está prevista na Constituição de 1988, o texto prevê duração decenal para o Plano Nacional de Educação. No Art. 14 da Constituição também é determinada a erradicação do analfabetismo no país, assim como a melhora da qualidade de ensino no Brasil.
Apesar da presença do PNE na Constituição, o Plano teve de ser regulamentado por meio da Lei de Diretrizes de Base da Educação Brasileira, mais conhecida por LDB 9394/96.
O texto do PNE tem em si dezenas de metas que ainda não foram satisfeitas, o prazo vai se esgotando e muitas das metas não foram cumpridas. O MEC disponibiliza dados sobre a execução do PNE através da sua plataforma online.
O PNE foi pensado para o combate das desigualdades sociais através da horizontalização e da democratização do acesso ao ensino de qualidade, isso inclui o reconhecimento dos profissionais da educação.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…