Um processo judicial é algo que gera muitas dúvidas por parte dos brasileiros, principalmente por lidar com situações, temas e informações completamente atípicas do seu cotidiano.
Dentre essas situações, durante o julgamento de um processo, o magistrado pode designar o despacho, sentença e a decisão sobre um processo.
Contudo, muitas vezes os cidadãos não sabem de fato o que significa a sentença, despacho a decisão, ou ainda como de fato essas situações podem implicar no andamento do processo.
Sendo assim, para acabar de vez com as dúvidas referentes a estes três pontos, hoje nós vamos explicar o que de fato significa cada um desses pontos e como eles implicam no andamento do processo.
Tanto o despacho quanto a sentença e decisão dizem respeito a pronunciamentos do juiz, previstos no artigo 203 do Código de Processo Civil (CPC).
Ambos os três casos são datados e assinados pelos juízes, além disso, os despachos, as decisões interlocutórias e o dispositivo das sentenças dos acórdãos são publicados no Diário de Justiça Eletrônico (DJe).
Assim, quando saí uma nova notícia sobre o desenrolar do processo muitas pessoas podem se confundir nesses três temas, sendo assim, vamos entender agora o que significa cada um deles.
O Código de Processo Civil define como despachos os pronunciamentos do juiz praticados no processo, de ofício ou ainda a requerimento da parte.
De forma resumida e mais fácil de entender os despachos tratam-se de movimentações administrativas, como por exemplo, a citação de um réu no processo, a designação de uma nova audiência, a determinação de intimação de uma das partes, dentre outros pontos.
No caso da sentença, conforme expresso no Código de Processo Civil diz respeito ao pronunciamento em que o juiz “põe fim à fase cognitiva do procedimento comum, bem como extingue a execução”.
Para facilitar o entendimento, isso quer dizer que através da sentença, o juiz decide a questão trazida ao seu conhecimento, pondo fim ao processo na primeira instância.
A sentença ainda pode ser dada com ou sem julgamento do mérito, em outras palavras, acolhendo ou não a causa levantada pela parte.
As decisões dizem respeito aos atos em que os juízes resolvem as questões durante o andamento do processo, contudo, não são o julgamento dele por meio da sentença.
Sendo assim, as questões que precisam ser decididas durante o andamento do processo são denominadas como questões incidentes ou questões incidentais.
Para facilitar o entendimento, as decisões interlocutórias dizem respeito a por exemplo a nomeação de determinado profissional como perito, a aceitação ou não de uma intimação de alguma testemunha indicada por uma das partes durante o curso do processo.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…