Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as Ciências Contábeis são uma das áreas de maior taxa de empregabilidade, com 93% os profissionais operando no mercado.
Além disso, uma de suas vantagens é a vasta área de atuação que proporciona. É aí que entra a especialização, que inegavelmente diferencia e valoriza o trabalho em qualquer setor.
Atualmente, temos muitas pessoas trabalhando na área das Ciências Contábeis, mas poucos especialistas.
Ao se tornar uma autoridade em sua profissão, a disputa no mercado fica favorável para os mais experientes. Isso porque um especialista é capaz de solucionar um problema com muito mais rapidez e aptidão do que um profissional multitarefas, sendo mais requisitado quando o assunto é aquele de seu domínio.
Embora nichos sejam fechados com a especialização, o reconhecimento do profissionalexperiente se dá devido ao seu foco.
Sua função é direcional, ou seja, ele possui destreza para solucionar um tipo específico de problema.
Sendo assim, ele faz a empresa ganhar tempo na solução de problemas, evitando retrabalhos e, consequentemente, não perdendo tempo e lucro.
Já o profissional generalista corre o sério risco de ser mediano em todos os segmentos em que atua. Pode até ser bom em uma ou outra, mas não a referência.
Quando se é focado em uma área, a proposta é se destacar.
Dentre as diversas áreas de atuação de um contador no mercado de trabalho, são regulamentadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) as seguintes:
Profissional contratado para analisar minuciosamente todas as finanças da empresa.
É função dele identificar anormalidades no controle financeiro e avaliar como e onde os recursos financeiros da empresa estão sendo aplicados.
Cabe a este profissional avaliar crédito, desempenho e investimentos daquela empresa, pontuando alvos fortes e fracos e como melhorá-los.
Atua na área de gerência das atividades contábeis, trabalhistas, tributárias e econômicas de uma empresa, além de dar suporte como consultor desta, “traduzindo” os números para as demais áreas e proporcionando detalhes sobre a parte tributária da empresa.
Presta serviços de consultoria, ou seja, aconselhamento em assuntos da área contábil para a empresa, seja em planejamento tributário, análise financeira, etc.
Este tem a função de identificar problemas e traçar soluções para eles.
Cuida de fluxos de caixa, investimentos financeiros e custos referentes à empresa.
Atua como um administrador, mas com mais base para assuntos de cunho financeiro.
Exclusiva função de contabilista, o profissional atuante dessa área faz a análise de gastos e investimentos da empresa de forma a constatar desvios de recursos econômicos desta.
Entre estas funções, ainda existem subcategorias e novas áreas de atuação, tais como contabilista e/ou auditor ambiental, contabilidade logística, internacional ou estratégica, entre outras.
Além disso, é possível atuar na iniciativa privada (de forma autônoma ou com vínculo empregatício), no setor público ou, ainda, na docência. Saiba mais:
Seja em seu próprio escritório ou trabalhando efetivamente em uma empresa, o contador deve estar sempre atualizado no mercado.
A profissão é consideravelmente estável, mas isso não impede que novas soluções e estudos sejam lançados.
E é exatamente isso que ocorre: novas tecnologias chegam no mercado diariamente. Por isso, é extremamente necessária a contínua atualização de conhecimento.
A especialização para contadores que trabalham na área de empresas privadas pode resultar em promoções e aumento de salário, uma vez que, quanto mais se sabe, mais importante e requisitado será o seu trabalho.
Caso o escritório seja próprio e a prestação de serviços seja de assessoria contábil, ao especializar-se, o contador irá passar mais credibilidade ao cliente que deseja resolver um problema bem singular.
Neste caso, não há mais assessoria para lucros, e sim, a gestão de bens para que as contas (recebimentos e gastos) batam no final do período de análise, de acordo com a legislação vigente.
O contador dessa área deve estar atento a novos serviços que podem facilitar o processo de gerenciamento, possibilitando até mesmo a automação do serviço e tornando o processo mais rápido e fácil, uma vez que as contas devem ser prestadas à sociedade em formas de relatórios.
A especialização para conseguir ser um bom profissional na área pública deve tomar o caminho da gestão de recursos e tributação, seguindo a auditoria, análise e perícia.
O profissional que deseja dar aulas sobre contabilidade deve ser um estudioso voraz e objetivo. Ele não atuará em campo, mas terá que ter todas as noções para passar conhecimento ao aluno.
Para chegar à docência, o contador necessita da pós-graduação, mas, para conseguir um bom cargo e ter melhores noções, o mestrado e o doutorado são imprescindíveis.
Além, claro, de cursos e especializações na área dentro da docência que deseja seguir.
A especialização em uma área tem seus prós e contras, mas, analisando friamente, é fácil perceber que os benefícios são bem maiores.
Ao estudar e investir em uma área específica, nichos de trabalho são, sim, fechados, pois não serão todos de seu domínio.
Se você quer especializar-se em uma área, é necessário concentrar sua atenção toda nesse nicho e buscar sempre as melhores soluções.
Por exemplo, se você quer ser perito em auditoria, esteja atento às melhores ferramentas, como uma de auditoria digital, que é uma aliada indispensável.
Assim, seu nome estará entre os melhores auditores. Você estará fechando outras portas para ser o melhor nessa área, aumentando o seu valor de mercado.
O leque de possibilidades para um contador é grande, com inúmeras possibilidades.
Mas aquele que é especialista em um nicho sempre busca soluções exatas e fica reconhecido no mercado por ser o melhor em seu trabalho.
Este texto foi produzido pela e-Auditoria, uma empresa com expertise na auditoria de arquivos fiscais.
Muita gente que é Microempreendedor Individual (MEI) trabalha com carteira assinada ao mesmo tempo. Mas…
Fevereiro mal começou, mas já tem muita gente contando os dias para um dinheiro extra…
O CadÚnico é um banco de dados nacional que reúne informações socioeconômicas das famílias de…
Empreender no Brasil não é fácil. A gente sabe. Mas, entre boletos, impostos e burocracia,…
Ser contador é uma grande responsabilidade, mas nem sempre as coisas saem como planejado. Afinal,…
O Instituto Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência Oceano Azul (INDPD) entrou com uma…