A aposentadoria é o sonho para a maioria dos Servidores Públicos, mas existem muitos que optam por não se aposentar mesmo que já tenham cumprido com todos os requisitos, esses servidores que escolhem trabalhar é dado um incentivo financeiro, chamado de abono de permanência.
Na matéria de hoje vamos explicar do que se trata este abono de permanência.
Continue conosco e fique por dentro deste assunto.
O que é abono de permanência?
Podemos chamar este abono de incentivo financeiro do Regime Próprio da Previdência Social, que é pago ao Servidor Público titular de cargo efetivo da União, dos Estados do Distrito Federal e dos Municípios, que optam por permanecer nas suas atividades laborais.
Quais são as pessoas que têm direito ao abono de permanência?
Para usufruir deste direito o Servidor precisa cumprir três requisitos:
- O Servidor Público deverá optar por permanecer em atividade;
- Deve observar o mínimo de 25 anos de contribuição, se mulher, ou 30 anos de contribuição, se homem;
- Completar as exigências para a aposentadoria voluntária.
Vamos destacar que neste terceiro requisito é necessário observar a data em que o Servidor ingressou no serviço Público.
Veja um exemplo:
O senhor Joaquim ingressou na carreira pública até 16/12/1998, com isso ele deverá possuir 35 anos de contribuição, se fosse mulher seria 30 anos de contribuição.
Como é possível requerer este abono?
Primeiramente o Servidor precisa estar atento (a) aos requisitos para realização do protocolo, conforme o órgão público onde trabalha.
Em certos casos é dispensável o requerimento, visto que o setor responsável pela gestão de pessoas poderá fazer de ofício, desde que, com a expressa autorização do Servidor.
Qual a vantagem de receber este abono ao invés de se aposentar?
Com este abono, o servidor poderá continuar recebendo sua remuneração integral acompanhada da contribuição previdenciária, comparando o valor da aposentadoria a opção de receber o abono permanente pode ser um valor bem maior.
O abono de permanência sofreu alterações com a reforma da previdência?
O abono permanência sofreu algumas alterações, o novo texto dispõe que fica a cargo do respectivo ente federativo estabelecer critérios, através de lei, para que o Servidor tenha completado as exigências para a aposentadoria voluntária e que opte por permanecer nas suas atividades laborais e que faça jus a um abono permanência equivalente, no máximo, ao valor da contribuição previdenciária.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira