A comissão especial que irá analisar a Proposta de Emenda a Constituição – PEC nº 580/2010, que concede estabilidade ao servidor público não concursado em exercício Jurídico dos Servidores da União, Lei nº 8.112/1990, foi instalada ontem, 16. A proposta é de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). O relatório deve ficar pronto em 60 dias.
Atualmente, esses servidores são regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT e são tratados da mesma maneira que empregados da iniciativa privada. Possuem carteira de trabalho, direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS e não possuem estabilidade de carreira.
A comissão elegeu, também, o presidente e os vices. Foi eleita por unanimidade a chapa que continha a candidatura do deputado, Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), para presidente; deputado Simão Sessim (PP-RJ), como 1º vice-presidente; deputado João Campos (PSDB-GO), como 2º vice-presidente; e o deputado Miguel Lombardi (PR-SP), como 3º vice-presidente. O deputado Átila Lins (PSD-AM) é o relator. A comissão especial deve voltar a se reunir em duas semanas.
O que estabelece a Constituição?
De acordo com o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, o art. 19 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias dispõe que os servidores públicos civis da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, da administração direta, autárquica e das fundações públicas, em exercício na data da promulgação da Constituição, há pelo menos cinco anos continuados, e que não tenham sido admitidos na forma regulada no art. 37, da Constituição, são considerados estáveis no serviço público.
“O § 2º do mesmo artigo dispõe que não se aplica aos ocupantes de cargos, funções e empregos de confiança ou em comissão, nem aos que a lei declare de livre exoneração, cujo tempo de serviço não será computado, exceto se se tratar de servidor. A PEC nº 518/2010, que será analisada, pretende revogar o § 2º, estendendo a estabilidade aos servidores celetistas”, explica Jacoby Fernandes. Com Brasil News
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…