Sergipe

SES-SE destaca a importância da mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama

Neste domingo, 05, é comemorado o Dia Nacional da Mamografia, que reforça a importância do procedimento instituído por meio da Lei nº 11.695/2.008. No Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem sido ofertado diversos serviços às mulheres para a detecção precoce de alterações nas mamas, como é o caso da mamografia. Em 2022, foram realizados mais de 5 mil exames de mamografia, destes 129 são magnificações/compressões que são complementares ao procedimento.

Segundo a gerente assistencial do Caism, Zaira Freitas, além da mamografia, outros serviços são oferecidos na unidade voltados ao diagnóstico do câncer de mama. “Nossa missão é o diagnóstico precoce do câncer de mama, então, dentre os exames oferecidos pelo serviço, estão incluídos a punção aspirativa por agulha fina (PAAF), a biópsia de mama (Core biopsy), a magnificação mamária, compressão seletiva, tomossíntese e estereotaxia mamária. Toda a oferta de procedimentos objetiva o atendimento de mulheres da melhor maneira possível, possibilitando a realização do diagnóstico, o mais breve possível”, ressalta a gerente.

Leia mais: Mamografia preventiva reduz pela metade o risco de óbito por Câncer de Mama

A importância da mamografia

A mamografia é fundamental na detecção do câncer de mama. “A mamografia é de extrema importância e possui duas modalidades, a de rastreamento e a de diagnóstico. A de rastreamento possui um caráter preventivo em que a lesão é procurada pelo profissional. Já a de diagnóstico serve para fechar o diagnóstico quando já existe a presença da lesão. Então, a mamografia se faz muito importante porque previne e direciona para o tratamento”, destaca.

Em caso de suspeita de alguma alteração mamária, a paciente precisa comparecer até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para ser avaliada clinicamente por um profissional e receber a solicitação do exame. Na UBS, será solicitada a realização da mamografia, através do complexo regulatório. Caso a mulher apresente uma lesão grave, deverá buscar imediatamente o atendimento na UBS e lá, o profissional a direciona, de forma prioritária, ao serviço de mastologia do Caism.

Fonte: Governo do Estado de Sergipe

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

4 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

5 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

7 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

8 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

9 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

10 horas ago