Fique atento às mudanças na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O período de envio do documento engloba março e abril, mas muitos contribuintes gostam de acertar as contas com o Leão no primeiro dia para garantir a restituição no primeiro lote. Então, já podem juntar as informações necessárias.
Presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio Grande do Sul (Sescon-RS), Celio Luiz Levandovski avisou a coluna Acerto de Contas que esteve na Receita Federal na última semana. Foi informado de que ainda não há previsão para a divulgação do serviço completo, com os detalhes do Imposto de Renda de 2019.
— As regras devem ser publicadas próximo do início da entrega, que está previsto para 1º de março — projeta Levandovski.
De qualquer forma, o profissional avisa que as alterações para 2019 já estão definidas e acertadas. O contribuinte terá de informar o CPF de todos os dependentes. Também será obrigatório detalhar os imóveis com número de matrícula e IPTU, entre outros dados. Para finalizar, Levandovski lembra que será obrigatório colocar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) dos veículos.
— A obrigatoriedade do CPF foi escalonada. Já os dados dos imóveis e carros foram opcionais no ano passado. A partir de agora, são obrigatórios — explica o presidente do Sescon-RS.
Lembrando que a declaração entregue neste ano usa dados referentes ao exercício de 2018. Além disso, as empresas têm até 28 de fevereiro para liberar os comprovantes de rendimento.
Dica: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR.
No curso você encontra:
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar
Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Com Sescon-RS e GaúchaZH
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…