Designed by freepik
O Brasil é um país com o maior índice de depressão, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), infelizmente a depressão ainda é vista como um tema desconfortável principalmente para os jovens, por saber pouco sobre a doença e sentir vergonha de abordar o assunto.
De acordo com a pesquisa “Depressão, suicídio e tabu no Brasil: um novo olhar sobre a Saúde Mental “ que foi feita pelo IBOPE, relata dois mil brasileiros que sofrem de depressão a partir dos 13 anos de idade e residentes em diferentes regiões metropolitanas do País (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Fortaleza)
Adolescentes de 13 a 17 anos, 39% deles disseram que não não se sentem à vontade para falar sobre um diagnóstico de depressão com a família.
Em um total de entrevistados, esse índice ficou em 22%.
Os outros 56% dos jovens entrevistados entre 18 e 24 anos não se sentem à vontade de falar sobre o diagnóstico de depressão no trabalho ou escola.
O principal fator é o constrangimento de que os colegas não levam a doença a sério e não acreditariam que a pessoa está de fato doente.
O tratamento é visto com outros olhos por adolescentes.
De acordo com esta pesquisa feita, mostrou também que os jovens não acreditam no tratamento da doença e com isso resistem a ele.
Entre os adolescente de 13 e 17 anos, 34% declaram que não tomariam antidepressivos, entre jovens de 18 e 24 anos esse número ficou em 23%.
O preconceito entre jovens em procurar um psiquiatra ainda é muito grande, principalmente por achar que este profissional trata de doenças mais graves e a depressão aos olhos deles não seria tão séria assim, eles preferem optar por ajuda de um psicólogo, que é muito eficaz também, porém dependendo do quadro depressivo o correto é procurar a ajuda de um psiquiatra.
A falta de informação também contribui muito para isso, principalmente no que diz respeito aos medicamentos utilizados para tratar a depressão e seus efeitos colaterais.
Infelizmente não há como ter um laudo médico capaz de confirmar com toda certeza que alguém está sofrendo de depressão, o diagnóstico é clínico e, isso quer dizer que é feito a partir das queixas do paciente e do histórico individual e familiar do paciente.
Esses sintomas depressivos podem variar de acordo com a gravidade do seu quadro depressivo, relacionadas como ansiedade, sintomas obsessivos ou psicóticos.
Vamos listar algumas manifestações possíveis:
Humor: Perda de interesse, irritação, mau humor, perda em atividade que antes eram apreciadas, choro fácil ou apatia;
Autoimagem: Desesperança, sentimentos de culpa, vazio ou inutilidade, solidão, sensibilidade à rejeição, desamparo;
Funções cerebrais: Dificuldades para tomar decisões, problemas de memória e concentração;
Pensamentos: Visão distorcida da realidade, pessimismo, ideias frequentes de morte e/ou de suicídio, pensamentos negativos persistentes;
Comportamento: Fadiga, aumento ou perda de apetite, uso de álcool e drogas (para tentar obter alívio), perda de líbido, dificuldade de receber ou transmitir afeto, falta de energia, inquietação, agitação psicomotora, isolamento;
Sono: Dormir demais, ou dificuldade para dormir, acordar muito antes do despertador.
Sinais do Corpo: Baixa imunidade, aumento ou perda de peso, dores ou problemas digestivos sem causa aparente e/ou que não melhoram com tratamento, sensação de peso nos braços ou nas pernas.
O setembro amarelo existe para conscientizar a população de que a depressão é uma doença grave e que precisa ser vista com outros olhos.
Todos deveriam ter a concepção que tratar da saúde mental é tanto normal, quanto ir ao dentista, ir ao um clínico geral fazer exames de rotina, assim como cuidamos do corpo a mente também precisa de cuidados.
Principalmente nos dias atuais, com a pandemia a rotina de todos brasileiros mudaram, tendo que se reinventar, seja nas atividades físicas, seja no trabalho, seja na rotina do dia a dia.
Acreditamos que é necessário falar mais sobre depressão, ter mais informações para quebrar o tabu que ainda existe sobre este assunto.
Por Laís Oliveira
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…