Sabemos que a indústria automotiva enfrenta constantemente inúmeras formas de interrupção da cadeia de suprimentos, desde problemas de controle de qualidade a tecnologias emergentes.
Após anos de reengenharia, de just in time (produzir de acordo com a demanda) e de buscar o menor custo do serviço, a indústria automotiva busca resiliência na cadeia de suprimentos, adaptabilidade para que os fornecedores enfrentem as variações de demanda e a otimização do trinômio custo-qualidade-tempo.
Apesar desses desafios, os fabricantes automotivos buscam oportunidades para introduzir produtos inovadores nos mercados globais, acompanhar as tendências em evolução e a demanda do consumidor.
À medida que avançamos na era da Indústria 4.0, as montadoras de veículos devem introduzir, cada vez mais, as inovações digitais para impulsionar a eficiência em sua rede de fornecedores e acelerar a jornada digital nos negócios.
Com isso, você deve se perguntar: como as montadoras e fornecedores podem driblar as forças concorrenciais, não apenas para manter seu negócio funcionando, mas também para obter uma vantagem competitiva?
A resposta está em ter as pessoas, tecnologias e processos certos para fornecer três benefícios principais: visibilidade, colaboração e confiabilidade.
Vale ressaltar que as principais tendências para a cadeia de suprimentos na indústria automotiva envolvem a construção de confiança no sistema, o compartilhamento de dados de demanda e visibilidade de onde se encontram os materiais.
Também pede uma reavaliação das táticas de just-in-time, com a adoção de buffers mais robustos na cadeia, com pulmões para que os entes da cadeia possam “respirar” com maior tranquilidade, e suportar as variações na oferta e na demanda.
Abaixo, compartilho soluções essenciais para aumentar a visibilidade e a resiliência para uma cadeia de suprimentos mais adaptável e segura para este início do século XXI. Confira:
Contudo, é importante destacar que integrar essas medidas no negócio não se trata apenas de adotar soluções tecnológicas, mas sim de implementar políticas de estoques, selecionar fornecedores, gerenciar riscos, e, principalmente, promover o engajamento dos líderes, fazendo com que participem ativamente das decisões estratégicas.
Dessa forma, acreditamos que a integração dos processos, organizações e sistemas são os combustíveis para que uma cadeia de suprimentos do setor automotivo alcance os objetivos pautados pela liderança das companhias e se destaque da concorrência.
Por Antonio Carlos de Brito, Sr Principal, Infor Digital & Value Engineering
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