Categories: ChamadasMEI

Setores são impulsionados por aberturas de CNPJ MEI

Os microempreendedores têm sido importantes fomentadores da economia por meio de pequenos negócios. De acordo com a MEI Fácil, a plataforma de serviços financeiros para o microempreendedor, a abertura de novos CNPJs MEI teve importante papel no impulsionamento de diversos setores em 2018, com destaque para comércio varejista, setor de beleza e serviços de transporte e entregas.

Destaque para o último citado, que registrou crescimento acentuado, com 44 mil novas criações de CNPJ, alta de 148% ante o desempenho em 2017. Essa disparada é fruto do movimento de empresas como Rappi, Loggi e outros marketplaces, que passam a exigir que os profissionais sejam formalizados – dessa forma, a procura por uma alternativa mais rápida e barata aparece como uma solução para muitos autônomos.

É possível notar também um crescimento expressivo em atividades de transporte de passageiros, como taxistas e motoristas de aplicativos, como Uber e 99. Foram 18 mil novos taxistas que se tornaram MEI no ano passado (alta de 42% em relação a 2017), além da atividade de transporte de passageiros com 12 mil novos CNPJs dessa modalidade (aumento de 109%) e transporte escolar, com 11 mil novos MEIs. Cabe mencionar também o setor de transporte de carga, com 35 mil novos cadastros de microempreendedores abertos em 2018 (alta de 77% ante 2017).

Para Rodrigo Salem, sócio-fundador da MEI Fácil, ser microempreendedor tem sido uma solução sólida para quem necessita dos benefícios de uma formalização e procura rentabilizar o próprio negócio. “Muitos trabalhadores acabam perdendo oportunidades por não terem um CNPJ. Emitir nota fiscal e oferecer outras formas de pagamento são pontos importantes para que o serviço se torne atrativo, alcançando mais consumidores e estimulando seus respectivos setores”, afirma.

Outros destaques

O setor de estética e beleza também se manteve consistente em seu crescimento com 157 mil novos MEIs em 2018, alta de 20% em comparação ao ano anterior. O comércio varejista teve desempenho positivo como um todo em 2018, com destaque para o comércio de bebidas, que manteve seu franco processo de formalização com crescimento de 6% (40 mil pessoas abriram MEI no setor).

O setor de restaurantes cresceu de forma notável e registrou 33 mil novos MEIs, um aumento de 57% ante 2017. Alta também notada na quantidade de prestadoras de serviços domésticos que se tornaram MEI em 2018: 40 mil novas profissionais formalizados no ramo, 43% a mais do que no ano anterior.

Por fim, serviços de manutenção e reparação de automóveis também merecem ênfase também ao ter alta de 60% nas formalizações, refletindo a retomada no setor de automóveis no País.

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Por que o seu dinheiro está desvalorizando?

Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…

56 minutos ago

Benefícios do INSS que pouca gente conhece

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…

59 minutos ago

Governo estuda limitar antecipação do saque-aniversário do FGTS

Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…

2 horas ago

Calendário de Pagamentos do Bolsa Família 2025: Entenda a Ordem de Recebimento

O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…

3 horas ago

PGFN estende prazos para regularizar pendências com dívida ativa da União

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…

3 horas ago

Empresas têm até dia 28 para preencher o Relatório de Transparência Salarial

Entre 3 e 28 de fevereiro, empresas com 100 ou mais empregados devem informar seus…

4 horas ago