A temporada de cruzeiros na Bahia está aberta. A chegada em Salvador, nesta terça-feira (7), do navio MSC Seaside, que partiu do Rio de Janeiro, deu início ao retorno dos turistas aos portos baianos.
Devido aos protocolos sanitários não há recepção tradicional à chegada. Os passageiros foram recebidos pela equipe da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), de forma simbólica no Terreiro de Jesus, com baianas, fitas do Senhor do Bonfim e apresentações de capoeira.
Comemorou, a gaúcha Aline Colvini, que está na Bahia pela terceira vez: “A alegria dos baianos é o que mais me impressiona. A gente chega aqui e já sente um clima de diferente. Vontade de dançar, de cantar, de se divertir. Uma experiência ótima, maravilhosa”.
O catarinense Haroldo Bromer revelou um sonho antigo de conhecer o centro histórico de Salvador.
“Estou bastante feliz em conhecer a cidade que literalmente é a história do nosso país”.
Ao receber os turistas, Maurício Bacelar, titular da Setur-BA, destacou a importância dos navios de cruzeiro no turismo.
”Até abril, serão realizadas 79 atracações nos portos de Salvador e Ilhéus, com estimativa de mais de 350 mil passageiros e a movimentação aproximada de R$ 35 milhões. Além disso, os cruzeiros funcionam como uma vitrine, para que esse visitante possa conhecer a cidade e em outro momento retornar”.
Protocolos
Os principais protocolos sanitários definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a temporada de cruzeiros brasileira 2021/2022 incluem: passageiros obrigatoriamente vacinados, testagem diária para a Covid-19 em 10% da tripulação e dos passageiros, uso obrigatório de máscaras e ocupação máxima de 75% da capacidade da embarcação.