Simples Nacional 2018 apuração com cálculo diferente

Nova fórmula de apuração de impostos

Até dezembro 2017  os impostos do Simples Nacional eram calculados multiplicando o faturamento do mês pela alíquota da empresa de acordo com suas receitas.

Porém em 2018 a apuração ficou mais complexa, e se a contabilidade não tiver atenção, muitas empresas poderão ficar na mira do fisco, por apuração e pagamento errado.

Veja no exemplo que mostraremos agora,como ficou mais complexo esta apuração, para uma empresa do comércio, e como a fórmula funcionará.

Estes são os dados de uma empresa  fictícia, para apuração.

  • Faturamento do mês calculado: R$ 20 mil;

  • Receita acumulada nos últimos 12 meses: R$ 210 mil;

  • Anexo no qual o comércio se enquadra: I;

  • Faixa de alíquota: segunda, com percentual de 7,3% e dedução de R$ 5.940.

Agora, entenda a realização do cálculo para esse negócio hipotético:

  • Passo 1: multiplicação da receita acumulada pela alíquota: R$ 210 mil ÷ 7,3% = R$ 15.330;

  • Passo 2: dedução do valor previsto: R$ 15.330 – R$ 5.940 = R$ 9.390;

  • Passo 3: apuração da alíquota efetiva dividindo o resultado acima pela receita acumulada: R$ 9.390 ÷ R$ 210 mil = 0,045%;

  • Passo 4: multiplicação da alíquota por 100: 0,045% x 100 = 4,5%;

  • Passo 5: apuração do imposto a pagar: R$ 20 mil x 4,5% = R$ 900.

E como funcionaria o cálculo se o negócio estivesse na primeira faixa de faturamento de seu anexo, no qual não há valor para dedução? Legalmente falando, a apuração ocorreria da mesma forma que mostramos acima. Porém, se o valor faturado no mês fosse multiplicado pela alíquota da tabela diretamente também se chegaria ao resultado correto, sem precisar passar pelos cinco passos da fórmula mostrada.

Atenção: o cálculo direto apenas poderá ser feito e gerar o resultado correto se a receita acumulada nos últimos 12 meses estiver na primeira faixa, sem valor dedutível. Nas demais ocasiões essa maneira simplificada de calcular resultará em valor incorreto de impostos.

Via Bitmax

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

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