Para as empresas que queiram se enquadrar no regime tributário do Simples Nacional neste ano de 2021, é necessário solicitar a opção até o dia 29 de janeiro.
Na matéria de hoje vamos mostrar passo a passo para você optar pelo Simples Nacional em 2021.
Confira!
As empresas devem ter inscrição no CNPJ, a inscrição Municipal e se for preciso a inscrição Estadual.
Para a solicitação o prazo é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual caso exigíveis), é necessário que não tenham decorridos da data de abertura constante do CNPJ:
Uma vez que for deferida, a opção produz efeitos a partir da data da abertura do CNPJ, logo depois deste prazo a opção somente será possível no mês de janeiro do ano-calendário seguinte.
Lembrando que a empresa que já é optante pelo Simples Nacional, não precisa fazer nova opção a cada ano, pois, neste caso a empresa só sairá do regime caso for excluída, seja por comunicação do optante ou de ofício.
A solicitação pode ser realizada no mês de janeiro e é feita pela internet, no portal do Simples Nacional.
A empresa deverá declarar e deve estar fora de qualquer situação impeditiva à opção pelo Simples Nacional prevista na legislação.
As pendências serão verificadas logo após a solicitação de opção: uma vez que não houver pendências com nenhum ente federado, a opção será deferida, havendo pendências, logo a opção ficará em análise.
Ela é feita por União (RFB), Estados, DF e Municípios, em conjunto, porém a empresa não pode possuir pendências cadastrais ou fiscais, até mesmo débitos com nenhum ente federado.
É permitido o cancelamento durante o período da opção, com exceção se o pedido já houver sido deferido.
Lembrando que o cancelamento não é permitido para empresas em início de atividade.
Uma vez que o prazo não estiver vencido para a solicitação da opção, o contribuinte poderá regularizar as pendências impeditivas ao ingresso no Simples Nacional, podendo quitar o débito ou parcelá-lo.
O parcelamento pode ser feito no Portal do Simples Nacional ou no Portal e-CAC da RFB, no serviço “Parcelamento – Simples Nacional”.
Para acessar o portal do Simples Nacional é necessário ser feito com certificado digital ou código de acesso gerado no Portal do Simples.
É possível que o contribuinte acompanhe o andamento, os processamentos parciais e o resultado final da solicitação no serviço “Acompanhamento da Formalização da Opção pelo Simples Nacional”.
Para as empresas que já estão em atividade, durante o período de opção, serão realizados processamentos parciais nos dias 09/01/2021, 16/01/2021 e 23/01/2021.
O objetivo disto é que as empresas apresentem pendências e regularizem antes desses prazos.
Uma vez que o contribuinte realizar parcialmente as pendências, serão apresentadas somente as que restarem.
Com isso a solicitação poderá ser deferida antes do resultado final.
O resultado final da opção será divulgado em 11/02/2021.
Se esta opção for indeferida, será expedido termo de indeferimento da opção pelo ente federado responsável pelo indeferimento.
Este indeferimento submete-se ao rito processual definido em legislação específica do respectivo ente que o emitiu.
Uma vez que essas pendências forem de mais de um ente federado, logo será expedido tantos termos de indeferimento quanto aos entes que impediram o ingresso no regime.
A Receita Federal do Brasil, utilizará o aplicativo Domicílio Tributário Eletrônico (DTE- SN) que estará disponível no Portal do Simples Nacional, para enviar ao contribuinte o Termo de Indeferimento da Solicitação de opção pelo Simples Nacional.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Por Laís Oliveira
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…