Designed by @wichayada / Freepik
Uma das dúvidas mais frequentes dos empreendedores optantes pelo Simples Nacional, sempre está relacionada em como fazer o cálculo do DAS atrasado, uma das obrigações do microempreendedor individual.
No entanto, o dia a dia do MEI pode ser bem difícil, que pode acarretar no esquecimento do pagamento do DAS.
Isso resulta em diversos prejuízos ao seu negócio, mas felizmente é possível recalcular o DAS atrasado para sempre mantê-lo em dia!
Por isso, a Facilite preparou este conteúdo com todas as informações necessárias para você conseguir fazer o cálculo e manter as suas obrigações tributárias em dia.
O DAS é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional e serve como uma guia unificada de impostos.
Desta forma, a gestão dos pagamentos de tributos fica mais fácil por parte dos optantes, mas ainda assim é difícil desde que o MEI não conte com o apoio de contadores profissionais.
Aqui na Facilite, o DAS é algo extremamente importante e por isso há outros artigos em nosso blog sobre esse assunto.
Em um deles, falamos exclusivamente sobre como pagar o DAS atrasado e a leitura neste caso, é mais do que obrigatória.
Quando o DAS está em dia, você mantém os seus benefícios enquanto microempreendedor individual de maneira correta, sem precisar se preocupar com riscos e pagamentos inesperados.
Deste modo, quando o DAS atrasado não é algo comum, as vantagens do MEI ficam asseguradas.
Ou seja, caso você precise de alguns dos benefícios abaixo, mantenha uma boa gestão do DAS com finalidade de mantê-lo em dia sempre!
Quando você mantém o DAS em dia, você garante os seguintes benefícios:
Porém, o próprio Portal do Empreendedor, do Governo Federal, ressalta que os direitos são assegurados desde que o MEI mantenha a qualidade do segurado, ou seja, o vínculo por meio do pagamento do DAS.
O DAS atrasado tem consequências que podem mudar não somente a sua vida, como também os futuros dias da sua família.
Afinal, a inadimplência do DAS significa que os direitos do Simples Nacional não estão mais assegurados, afetando não só você, como também os seus familiares.
No entanto, o DAS atrasado tem consequências que vão além disso e por isso a Facilite separou as 5 principais consequências:
Todos os benefícios do DAS pago em dia são perdidos caso o pagamento não aconteça nos meses futuros.
Deste modo, possíveis pensões ou ainda a garantia da aposentadoria fica comprometida e se torna sem efeito no dia que os benefícios sejam necessários.
O CNPJ garante que você tenha acesso a uma linha de crédito com juros reduzidos, no entanto ao deixar de pagar o DAS, o acesso a essa linha de crédito fica mais difícil.
Isso acontece em razão do seu histórico de mau pagador, que torna o seu negócio um investimento de risco já que nem mesmo os impostos, algo obrigatório, estão sendo pagos.
Ao não cumprir o pagamento obrigatório do DAS, você tem a sua pontuação de bom pagador reduzida.
Sendo assim, os juros passam a ficar mais altos e isso torna as suas despesas mais elevadas, comprometendo ainda mais os seus gastos e dificultando o seu capital de giro.
Uma das consequências mais temidas é a exclusão da empresa, tendo o CNPJ invalidado por tempo indeterminado.
Vale ressaltar que a exclusão só acontece ao deixar um débito aberto por um longo período e antes da ação de fato acontecer, você recebe um comunicado de aviso da Receita Federal.
Este comunicado se chama Ato Declaratório Executivo (ADE) e a partir do recebimento do documento, a sua empresa tem até o fim do ano para se regularizar e a exclusão da empresa passa a valer após o primeiro dia de janeiro do ano seguinte.
Sendo você um MEI, você pode ter o seu Cadastro de Pessoa Física inscrito na dívida ativa do Governo Federal.
Além de dificultar o acesso aos diferentes tipos de créditos governamentais, que geralmente tem um valor extremamente reduzido de juros, o cadastro compromete o seu dia a dia enquanto pessoa física.
O cálculo do DAS atrasado é feito no site do Simples Nacional e todo o processo é digitalizado.
Por isso, a Facilite preparou um passo a passo bem acessível para você manter o seu DAS em dia.
Lembrando que em caso de dúvidas, você sempre pode conversar com um dos nossos especialistas.
Caso você seja MEI, o DAS é recalculado de uma forma diferente, precisando seguir os passos abaixo:
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Fonte: Facilite Tecnologia Contábil
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…