Todo CNPJ assim que registrado passa a ter obrigações e informações a enviar ao fisco, mesmo estando inativas é obrigatório.
A falta dessas obrigações pode acarretar multas e alguns problemas ao empresário.
A Legislação considera empresa inativa aquela que não teve nenhuma movimentação operacional, financeira ou patrimonial em todo o ano calendário.
Ou seja, empresa que não possui funcionário, não comprou e nem vendeu produtos ou serviços, não possui movimentação bancária e aplicações.
Existe também as empresas que não possui movimentações em alguns meses do ano, mas que porventura em um ou outro momento teve, essas são chamadas de empresas sem movimentação.
De qualquer forma desde que é aberto um CNPJ ele possui obrigações com o fisco para comprovação tanto da inatividade quanto da falta de movimentação.
O que ocorre com frequência e causa muitos problemas aos empresários e sócios é a abertura da empresa com o registro nos órgãos regulatórios e depois de um período a empresa é “esquecida”.
Por diversos motivos e por falta de orientação alguns empresários não compreendem que depois de registrada uma empresa tem obrigações principais e acessórias que deve ser entregues ao fisco para comprovar a situação empresarial.
Estando ela em plena atividade, sem movimentação e até mesmo inativa.
As consequências para o não cumprimento pesa sobre o empresário e sócios:
Microempreendedor Individual – MEI
O regime do MEI é diferente dos demais formatos de empresas por ser um benéfico ao empreendedor, mas também possui obrigações e o não envio gera multas.
Em geral o MEI não tem obrigatoriedade e emissão de nota fiscal, salvo em vendas para outras pessoas jurídicas, porém mesmo assim é obrigatório fazer o controle de caixa mensal e enviar da declaração anual, além do pagamento do DASMEI regular para não ocorrer o desenquadramento.
Simples Nacional
Empresas do Simples inativas são raras, pois são obrigadas a se registrar com um contador, ao contrário do MEI, e devido a perda do regime que também é beneficiário os empresários costumam não deixar de pagar o DAS, que é o tributo mensal.
Estas empresas estando inativas e sem movimentação devem, além de pagar o DAS mensal, enviar SEFIP, RAIS e caso a empresa seja sujeita à Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta tem que apresentar DCTF negativa.
Todas essas obrigações têm prazo e limite de entrega, precisam ser feitar por um Contador.
Caso tenha uma empresa inativa ou sem movimentação que não está acompanhada por um contador de confiança regularize para evitar problemas com o fisco, nos da Vuldata simplificamos para você!
Lucro Presumido e Lucro Real
Empresas desses regimes têm por obrigatoriedade entregar SEFIP, RAIS e DCTF. Todas declarações de inatividade e sem movimentação para comprovação junto ao fisco da situação empresarial.
Essas obrigações citadas são obrigações acessórias, empresas dos regimes Lucro Presumido e Lucro Real devem entregar as obrigações principais exigidas pela legislação contábil que são as Demonstrações de Resultado.
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.
Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
Conteúdo original Vuldata
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…