Desde o mês de abril, empresas optantes pelo Regime Tributário do Simples Nacional e os Microempreendedores Individuais (MEI) também podem contar com a restituição do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica 2023 via Pix.
Isso porque o sistema “Pedido Eletrônico de Restituição” recebeu uma atualização para permitir que os contribuintes selecionem o Pix como forma de pagamento, que pode ser recebido em conta corrente, conta de pagamento ou poupança.
Leia também: O que você deve saber antes de declarar o IRPF 2023
MEIs, micro, pequenos e médios empresários agora tem essa opção de pagamento eletrônico. Todavia, para isso, é preciso que estes contribuintes estejam cadastrados no Simples Nacional e no Simei.
O Pedido Eletrônico de Restituição é um aplicativo que possibilita aos contribuintes solicitarem a devolução de valores pagos a mais ou indevidamente referentes aos tributos federais apurados pelo Simples Nacional ou SIMEI e pagos por meio do DAS.
Para ter acesso ao aplicativo, basta entrar no portal do Simples Nacional ou no portal e-CAC da Receita Federal. Portanto, não precisa de instalação ou atualização no computador.
É importante lembrar que a possibilidade de receber restituição do Imposto de Renda via PIX já estava disponível anteriormente para o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).
De acordo com a Receita Federal, o Pedido Eletrônico de Restituição oferece ao contribuinte os seguintes serviços:
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…