O Governo publicou uma medida prorrogando o prazo para regularização de débitos do Simples Nacional até o dia 31 de março de 2022, um ponto positivo para as empresas que querem se livrar dos impeditivos.
As empresas devem lembrar que, o prazo para regularização de débitos foi prorrogado, mas, o prazo de adesão ao Simples Nacional continua o mesmo, e termina no final do mês de janeiro.
Ficou confuso? Acompanhe os próximos tópicos deste artigo que explicaremos tudo sobre o prazo de regularização de débitos e o prazo de adesão ao Simples Nacional.
O prazo de regularização de pendências relativas a débitos impeditivos do Simples Nacional foi prorrogado até o dia 31 de março deste ano, por uma medida do Governo publicada na última segunda-feira (24) no Diário Oficial da União (DOU), a Resolução nº 164/2022.
Então, as regularizações de pendências relativas a débitos impeditivos à adesão ao Simples Nacional podem ser realizadas até o dia 31 de março de 2022 pelas empresas já constituídas.
Mas fique atento, a prorrogação é referente a regularização de débitos, e não ao prazo de adesão ao Simples Nacional, esse não sofreu alteração.
O prazo de adesão ao Simples Nacional permanece o mesmo, a Receita Federal já emitiu um alerta a respeito disso, as empresas que desejam integrar o Simples Nacional têm até o dia 31 de janeiro de 2022 para formalizar a solicitação.
Isso está confundindo muitos contribuintes, pois eles pensam que o prazo de adesão foi prorrogado com o prazo de regularização de débitos impeditivos, mas não foi isso que aconteceu.
O contribuinte deve realizar a solicitação de adesão até o dia 31 de janeiro e tentar regularizar as suas pendências o mais rápido possível, para conseguir validar a sua adesão e integrar o Simples.
O Simples Nacional é um regime tributário para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), esse regime oferece diversas vantagens para essas empresas e isso que faz dele bastante popular.
O Simples Nacional oferece menos burocracia que outros regimes, afinal, todos os tributos das empresas que integram o Simples são pagos através de uma guia de recolhimento única.
Além disso, ele oferece uma carga tributária menor, se compararmos com outros regimes de tributação.
Então as empresas devem realizar a adesão no prazo para aproveitar esses benefícios.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…