Todo empresário, seja de longa data ou iniciante, precisa conhecer o Simples Nacional e entender como ele funciona. Dessa forma, você consegue avaliar quando ele poderá ser vantajoso para o seu negócio.
Pensando nisso, a Vers Contabilidade resolveu unir uma série de dicas para mostrar aos empreendedores de todo tipo quando exatamente o Simples Nacional vale a pena.
Então, se você ainda não conhece muito sobre esse assunto, está iniciando em um novo negócio ou está tendo problemas com impostos dentro da sua empresa, continue acompanhando as informações e detalhes importantes que vamos lhe fornecer.
O Simples Nacional é um regime tributário que serve, principalmente, para ajudar microempresas ou empresas de pequeno porte a fiscalizarem seus tributos, bem como realizarem sua arrecadação e cobrança.
Esse regime está previsto na Lei Complementar 123, de dezembro de 2006. Ele, basicamente, representa uma forma unificada e, como o próprio nome diz, simplificada de pagar impostos.
Para ingressar no Simples, as empresas precisam não só se encaixar no perfil de micro ou pequena empresa e obedecer às obrigações previstas na legislação em questão, como também formalizar a sua solicitação.
Seja como for, a Vers Contabilidade, especializada em ajudar empresas de todo tipo a crescer, pode te ajudar e te mostrar como esse regime realmente funciona e o que você deve fazer para que ele seja vantajoso para o seu negócio.
O Simples Nacional recolhe impostos na esfera federal municipal, estadual e também sobre a previdência privada. Veja quais são a seguir:
Esfera Federal
Esferas Estadual e Municipal
Previdência privada
Recentemente, o Simples Nacional sofreu algumas alterações, dentre elas, a necessidade de se realizar um cálculo específico para se obter as alíquotas requisitadas.
Por causa disso, os empresários estão se perguntando, mais do que nunca, se esse regime é vantajoso.
Para responder à essa dúvida, separamos todos os benefícios e também as desvantagens sobre esse sistema. Confira a seguir, em primeiro lugar, nossa lista de vantagens:
Por outro lado, também existem alguns pontos negativos, nos quais se incluem:
Dica: Atenção você contador ou estudante de contabilidade, conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.
Tudo que você precisa saber para abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs, Contabilidade, Imposto de Renda. Quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade!
Conteúdo via Vers Contabilidade
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…