Imagem Por Photo_imagery / shutterstock
O Simples Nacional se trata de um regime tributário especial dedicado a beneficiar micro e pequenas empresas. Além disso é um regime que simplifica o recolhimento de impostos destes negócios através de apenas uma guia, a DAS. Porém este benefício é muito mais do que isso. Ele tem uma série de benesses das quais vamos citar as vantagens mais importantes. Leia este artigo até o final para aproveitar por completo as oportunidades deste benefício.
Talvez esta seja a mais importante vantagem para empresas de pequeno porte. A simplificação dos impostos facilita muito o controle para negócios desta faixa. Em um só sistema, é possível incluir 8 tributos em uma única forma de cálculo e pagamento. Para isso, basta acessar a tabela do Simples Nacional, verificar em qual faixa de receita seu negócio se enquadra e fazer o cálculo.
Abrange os seguintes impostos:
IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica);
CSLL (Contribuição Social de Lucro Líquido);
Pis/Pasep (Programa de Integração Social e Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público);
Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social);
IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados);
ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços);
ISS (Imposto Sobre Serviço);
CPP (Contribuição para Seguridade Social).
Empresas enquadradas no Simples Nacional têm preferência em licitações nacionais, estaduais ou municipais. Também serve como critério de desempate. Uma bela vantagem não?
Para empresas do simples existem algumas regras especiais para protesto de títulos por meio da redução de taxas, o que reflete positivamente na economia do negócio.
Com unificação de impostos, pagos de forma simplificada, pode representar até 40% de economia para as empresas de acordo com suas condições — principalmente se forem ligadas à indústria, ao comércio varejista e à prestação de serviços.
Sem a necessidade de realizar cadastros estaduais e municipais, o Simples Nacional reduz significativamente a burocracia. O CNPJ no sistema do Simples é o único identificador da inscrição da empresa;
Como acima, a agilidade em resolver processos burocráticos e as facilidades para manter em dia o pagamento de tributos, a empresa ganha tempo para se dedicar a outras questões importantes do seu negócio.
A partir de 2016, várias empresas brasileiras optaram pelo Simples como forma de driblar os altos impostos e não ter tanto prejuízo com a crise financeira nacional.
No Simples Nacional não paga INSS Patronal, o que reduz os custos na folha de pagamento de cada funcionário.
Por: Samuel Medina
Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
Fonte: Maino
A Reforma Tributária introduziu alterações significativas nas regras para isenção de impostos na compra de…
O regime MEI (Micro Empreendedor Individual) foi estruturado pelo Governo Federal para garantir que trabalhadores…
Se você é estudante de Ciências Contábeis com dúvidas ou uma profissional de contabilidade, é…
Em um mundo cada vez mais digital, os vídeos estão presentes em todos os lugares,…
Se tem uma coisa que ninguém quer é ver sua conta bancária comprometida, mas as…
O Fundo de Garantia do Tempo por Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador com…