Categories: Carreira

Sindcont-SP lança Grupo de Estudos do Terceiro Setor e Contabilidade Pública

Composta por organizações privadas sem fins lucrativos e de interesse público, o Terceiro Setor no Brasil vem ganhando, nas últimas décadas, cada vez mais espaço. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, no País existem hoje cerca de 820 mil OSCs em atividades.   

Comparando-se com a população existente no Brasil, a distribuição geográfica das Organizações da Sociedade Civil fica dividida da seguinte maneira: a região Sudeste abriga 40% das organizações, seguida por Nordeste (25%), Sul (19%), Centro-Oeste (8%) e a região Norte (8%), segundo ainda dados do IPEA.

Pensando nesses números e em toda a sua representatividade e importância para o Estado de São Paulo e para o Brasil, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP lançará, no dia 8 de abril, a partir das 19h, em sua sede, localizada na Praça Ramos de Azevedo, 202, Centro – São Paulo-SP, o Grupo de Estudos do Terceiro Setor e Contabilidade Pública.

Somando-se a mais essa nova ação, a novidade vem para acrescentar e confirmar o DNA do Sindcont-SP em conduzir uma linha educacional em seu trabalho voltada para o desenvolvimento profissional e a prospecção da educação continuada. Com isso, o novo Grupo de Estudos junta-se aos de Tributos e Obrigações e IFRS e Gestão Contábil que o Sindicato já oferece a sua base de Associados. 

Para o diretor Cultural do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, o Grupo já nasce com o nome de Terceiro Setor e Contabilidade Pública afim de atender e trazer a esses profissionais conteúdos e debates com especialistas voltado para esse nicho de mercado. “Um segmento que vem se expandindo e exigindo cada vez mais aperfeiçoamento e especialização. Assim, nós como formadores de educação continuada e geradores de conteúdo, levaremos até os nossos representados mais esse serviço de qualidade”, pontuou Tonon, que acrescenta “Inserir esse grupo nessa seleta área visa atendermos as exigências que virão com as normas internacionais de contabilidade para o setor público em que os profissionais terão que se adequar as novas normas”.

As reuniões do Grupo de Estudos do Terceiro Setor e Contabilidade Pública do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo serão coordenadas pelo diretor Josimar Santos Alves, e acontecerão em duas segundas do mês, de acordo com calendário e programação a serem decididos e divulgados pelos membros na reunião de lançamento das atividades.

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

9 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

12 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

13 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago