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O passaporte é um Documento de Viagem que permite que o titular se identifique em outros países, além do registro de entradas e saídas, vistos e autorizações.
O tipo de Documento de Viagem emitido depende da nacionalidade e comprovada necessidade do solicitante.
São eles: Passaporte Comum, Passaporte de Emergência, Passaporte para Estrangeiro e Laissez-Passer.
No Brasil, a emissão desses documentos é feita pela Polícia Federal.
Desde 2007, o processo de solicitação é eletrônico, sendo realizado por meio do Sistema Nacional de Passaportes ― SINPA, disponibilizado na internet, sendo presenciais apenas os atendimentos de captura biométrica e de entrega do passaporte pronto.
Este serviço se dedica exclusivamente ao atendimento no BRASIL.
Se você não está ou não tem como vir ao Brasil para os atendimentos de solicitação e de entrega do passaporte pronto, visite o Portal Consular.
Todo aquele que atende aos requisitos legais.Os requisitos são definidos pela nacionalidade do solicitante.
Sendo BRASILEIRO, deve atender às seguintes condições:
A Constituição Federal define quem possui nacionalidade brasileira, sendo aquele que:
O viajante que NÃO É brasileiro deve viajar utilizando o passaporte de seu país.
Excepcionalmente, poderá ser concedido Documento de Viagem ao não brasileiro, desde que se enquadre em uma das seguintes condições:
Antes de tudo, é importante conhecer a documentação necessária, que depende das características do solicitante.
No dia do atendimento presencial, ela deverá ser apresentada em via original.
Canais de Prestação Web: Lista completa
Tempo de duração da etapa: Entre 5 e 10 minuto(s)
Depois de conhecer a documentação, o solicitante deve preencher o formulário eletrônico, onde informará dados pessoais e de seus documentos.
Canais de prestação Web: SINPA
Tempo de duração da etapa: Entre 5 e 10 minuto(s)
A taxa é gerada automaticamente após o preenchimento do formulário e pode ser paga em qualquer banco, aplicativo ou agência lotérica.
Custos
Canais de prestação Web: SINPA
Tempo de duração da etapa: Entre 24 e 72 hora(s)
O agendamento do atendimento presencial é feito após a compensação bancária do pagamento da taxa, que ocorre entre 24 e 72 horas úteis.
Canais de prestação Web : SINPA
Tempo de duração da etapa: Entre 1 e 2 dia(s) útil(eis)
O atendimento é presencial, inclusive no caso do menor.
Na unidade escolhida, no dia horário agendados, o solicitante deverá apresentar a documentação original.
Haverá coleta de impressões digitais e disparo de fotografia facial.
Canais de prestação Presencial: Unidade escolhida
Tempo estimado de espera: Até 15 minuto(s)
Tempo de duração da etapa: Entre 5 e 10 minuto(s)
Após o atendimento, o solicitante pode consultar o andamento da solicitação.
Canais de prestação Web: SINPA
Tempo de duração da etapa: Entre 6 e 10 dia(s) útil(eis)
O passaporte é entregue pessoalmente ao titular, no mesmo posto de atendimento em que foi solicitado.
Menor de 16 anos deve estar acompanhado por responsável legal.
Menor de 12 anos não precisa comparecer à entrega: o passaporte é entregue ao responsável legal.
Canais de prestação Presencial: mesma Unidade
Tempo estimado de espera : Até 30 minuto(s)
Tempo de duração da etapa: Entre 2 e 5 minuto(s)
Entre 6 e 10 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Em alguns períodos do ano, esse prazo pode variar por excesso na procura e/ou aproximação de período de férias escolares.
A Polícia Federal não possui call center ou telefone para atendimento ao público referente ao serviço de emissão de passaporte.
Na ferramenta de solicitação de passaporte, nós oferecemos uma seção de dúvidas frequentes, com mais de 150 perguntas e respostas, divididas por tema.
Se ainda assim não localizar sua resposta, visite o Fala.Br
Este é um serviço do Ministério da Justiça e Segurança Pública
Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Válido por 10 ano(s)
No caso do menor de 18 anos, a validade depende da idade do menor no momento do atendimento:
Idade | Validade |
0 a 1 ano incompleto | 1 ano |
1 a 2 anos incompleto | 2 anos |
2 a 3 anos incompleto | 3 anos |
3 a 4 anos incompleto | 4 anos |
4 a 18 anos incompleto | 5 anos |
tem validade máxima de 1 (um) ano, enquanto que o
têm validade máxima de 2 anos.
Legislação
Em respeito aos princípios expressos na Lei nº 13.460/17, o usuário deve receber um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade ― Respeito ― Acessibilidade ― Cortesia ― Presunção da boa-fé ― Igualdade ― Eficiência ― Segurança e Ética.
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Têm direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000:
O agendamento eletrônico prévio permite justamente que o solicitante, de sua casa ou de qualquer dispositivo que possua internet, espere o mínimo possível no dia do seu atendimento presencial.
Além do agendamento, no dia do atendimento, caso haja mais que um requerente agendado para um mesmo horário, o posto atenderá primeiramente aqueles que se encontrem em alguma das situações de prioridade definidas em lei.
Fonte: Gov.br
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