Plataforma garante que todo processo respeite as novas leis eleitorais
São Paulo, 13 de julho de 2016 – Trabalhar com contabilidade exige muito comprometimento. Quando este trabalho está inserido no contexto eleitoral, essa responsabilidade passa a ser ainda maior. Com a nova legislação, o papel do contador dentro das campanhas está em destaque, já que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou uma série de mudanças com o objetivo de trazer transparência para as Eleições 2016.
Uma das mudanças de maior impacto fica por conta das doações para campanhas eleitorais: saem em empresas e entram as pessoas físicas. As Eleições 2016 serão as primeiras em que empresas ficam impedidas de fazer doações. Com isso, aumenta a importância e a necessidade dos candidatos conquistarem doações de seus eleitores e simpatizantes.
Cada doação recebida precisa ser informada à Justiça Eleitoral no prazo máximo de 72 horas. Anteriormente, essa prestação de contas acontecia apenas no final da campanha, quando era informado ao TSE o valor total de contribuições recebidas. Isso amplia o trabalho do contador, que precisará garantir constantemente que o candidato está de acordo com a nova lei.
Para viabilizar o recebimento das doações de pessoa física, existem soluções on-line que funcionam como uma interface amigável para o doador e, ao mesmo tempo, fornece todas as informações e registros que o contador precisa para garantir a segurança daquela transação. Este sistema fica no site do candidato e funciona de forma similar a um e-commerce.
Ao contratar uma plataforma para o recebimento das doações, é preciso garantir que a empresa tenha experiência nesse tipo de solução e que ela foi desenvolvida respeitando todas as regras determinadas pelo TSE.
A Guest – empresa brasileira pioneira no desenvolvimento de soluções para Internet – possui um sistema de recebimento de doações eleitorais que já foi utilizado por mais de 50 candidatos desde 2010, ano em que lançou a primeira versão da sua ferramenta. O sistema foi utilizado por candidatos a diversos cargos de mais de 16 partidos.
Diferente do modelo de vaquinha ou crowdfunding que não foi permitido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o sistema da Guest foi testado e aprovado por advogados partidários e eleitorais, tesoureiros e gestores de campanha eleitoral. Ele viabiliza o gerenciamento das doações recebidas com relatórios e informações necessárias para regularização e prestação de contas integrado com o TSE, tudo com uma interface simples e intuitiva. Único sistema testado e utilizado nas últimas três eleições, o “Doação Eleitoral Legal” traz transparência para o processo e agiliza o trabalho do profissional de contabilidade. Isso garante segurança para candidatos, partidos e contadores.
Conheça mais sobre a Guest e o sistema Doação Eleitoral Legal no site https://doacaoeleitoralegal.com.br/
Sobre a Guest
Completando vinte anos este ano, a Guest Sistemas nasceu oferecendo o serviço de desenvolvimento de projetos e hospedagens de sites. Hoje já são mais de 900 projetos de sucesso em clientes de diferentes portes e segmentos. Em 2010 a pedido de um candidato, a Guest iniciou o desenvolvimento da ferramenta de Doação Eleitoral e desde então vem aperfeiçoando e oferecendo esse sistema a outros candidatos. Mais informações em www.doacaoeleitoralegal.com.br
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…