As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam terça-feira, dia 21 de janeiro de 2025, são milhares de vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.
O Sisu é um sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio dele as universidades públicas oferecem suas vagas e selecionam os estudantes para os cursos de nível superior.
Se você sonha em estudar em uma universidade pública, sua principal forma de acesso é o Sisu, utilizando a sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Escolher a sua universidade e o seu curso com calma e sabedoria é indispensável.
Sisu 2025
Em 2025 o Sisu está ofertando 261.779 vagas em instituições públicas de ensino superior de todo país. Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2024, podem ingressar em universidades federais e estaduais de todo Brasil.
Faltam poucos dias para o resultado, escolher com sabedoria é fundamental. Se a sua primeira opção estiver muito distante da realidade, é fundamental ter estratégia para não perder a oportunidade.
Muitos estudantes vão para outros estados em busca de um ensino melhor ou por conta da nota de corte ser menor. É preciso estar acompanhando a nota de corte e, em alguns casos, escolher uma universidade mais distante de casa pode ser a melhor opção.
As 7 melhores universidades públicas do Brasil
Algumas das universidades públicas brasileiras estão entre as melhores do mundo, liderando o QS World University Rankings 2025 na América Latina. Como o Sisu tem como objetivo o ingresso em universidade públicas, conhecer as melhores instituições pode te ajudar.
Confira abaixo as sete melhores universidades do Brasil:
- Universidade de São Paulo (USP) – 1º lugar do Brasil e 2º lugar da América Latina.
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – 2º do Brasil e 9º da América Latina.
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – 3º do Brasil e 10º da América Latina.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP) – 4º do Brasil e 15º da América Latina.
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – 6º do Brasil 24º da América Latina.
- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – 7º do Brasil e 28º da América Latina.
- Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS) – 8º do Brasil e 29º da América Latina.
A QS divulga anualmente seu ranking com as melhores universidades do mundo, sendo reconhecido por diversas universidades brasileiras e do exterior. O ranking de 2025 contou com mais de 1.500 universidades em 105 sistemas de ensino superior diferentes.