O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um direito de todo trabalhador que exerce atividade remunerada de carteira assinada, no entanto, apesar de ser direito do trabalhador, só pode ser sacado mediante algumas condições específicas, como para a compra de um imóvel ou ainda para aqueles que se aposentam.
Enquanto o FGTS não é resgatado pelo trabalhador, o mesmo fica depositado na Caixa Econômica Federal, e que possui um rendimento geralmente a baixo da poupança e que enquanto não é sacado pelo trabalhador é utilizado pelo governo para programas como de habitação.
O Fundo de Garantia é pago sobre salários, abonos, adicionais, gorjetas, aviso prévio, comissões e 13º salário e não pode ser descontado do trabalhador, onde deve ser uma obrigação exclusiva do empregador.
Este ano o trabalhador possui algumas possibilidades para saque do Fundo de Garantia, dentre elas temos o saque-rescisão, o saque-aniversário, saque por aposentadoria, dentre outras. E são essas possibilidades que falaremos agora.
Saque-rescisão
O saque-rescisão ocorre quando o trabalhador é demitido sem justa causa, onde o mesmo pode ter acesso a todo saldo da conta ativa do Fundo de Garantia, ou seja, tudo aquilo que foi depositado enquanto o trabalhador exercia atividade. Vale lembrar que a multa de 40% sobre o saldo do FGTS também é direito do trabalhador neste caso.
Além do saque-rescisão, também é possível a rescisão por acordo, que é onde o contrato de trabalho tem um prazo determinado e ainda é possível também no caso de rescisão do contrato por extinção total da empresa e a rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior.
Saque-aniversário
O saque-aniversário é uma medida disponibilizada desde 2019, apesar de não liberar integralmente, o trabalhador que opta pela opção e passa a receber anualmente uma parcela do saldo do FGTS e como o próprio nome diz, o saldo é disponibilizado no mês de aniversário do trabalhador. A medida, no entanto, possui algumas regras e o trabalhador precisa se atentar.
Caso o trabalhador queira optar por receber anualmente uma parcela do saldo do Fundo de Garantia, ele perde direito de receber o FGTS em caso de rescisão do contrato de trabalho.
Além disso, caso o trabalhador que opte pelo saque-aniversário se arrependa e queira voltar a modalidade de saque-rescisão será necessário esperar 25 meses para ter acesso à modalidade no caso de demissão, ou seja, dois anos e um mês.
Entretanto, em caso de demissão sem justa causa o trabalhador que aderiu ao saque-aniversário continua tendo direito a multa de 40% sobre o saldo do FGTS.
Saque por aposentadoria
Ao se aposentar, o trabalhador passa a ter direito ao saque integral das contas do FGTS, caso o aposentado seja demitido sem justa causa também tem direito a multa de 40% sobre o FGTS acumulado no último emprego.
Caso o aposentado queira continuar trabalhando na mesma empresa, o mesmo pode realizar o saque mensal dos depósitos realizados no Fundo de Garantia. Já se o aposentado trocar de emprego, só terá acesso ao saldo do FGTS no final do contrato de trabalho.
Saque por doença
A legislação atual regulamenta três situações ligadas a doenças graves onde o trabalhador tem direito de realizar o saque total das contas do FGTS, sendo elas:
A legislação regulamenta três situações relacionadas a doenças graves em que o trabalhador poderá realizar o saque total de todas as suas contas do FGTS, sejam ativas e inativas. São elas:
Nestas condições, o saque pode ser realizado sempre que houver saldo disponível nas contas vinculadas ao contrato de trabalho.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…