Destaques

Socorro, minha empresa me obriga a cometer crimes, mas eu preciso do trabalho. O que eu faço?

Passei 10 (desesperadores) meses desempregada e em agosto consegui um emprego na área de RH. Não é o trabalho dos meus sonhos, mas paga as contas. Na primeira semana já fui chamada de “burra”, “profissional de merda” e “incompetente”. Mas, como tenho filho para criar e contas para pagar, baixei a cabeça e continuei. Mas o que me agride mesmo é que a empresa criou uma legislação trabalhista própria, e faz parte das minhas funções calcular errado o pagamento dos funcionário! Já me mandaram convencer uma funcionária que voltou da licença maternidade que ela não tem direito a licença amamentação (ela tem, sim!).

Hoje, por exemplo, me mandaram falsificar um contrato de trabalho para incluir no plano de saúde empresarial uma pessoa que não trabalha na empresa! Alertei a contabilidade que isso é crime e mesmo assim mandaram eu fazer. A minha aflição é que eu odeio essa empresa, e ME ODEIO por ter que fazer isso. Isso me agride fisicamente a ponto de eu vomitar antes de vir trabalhar. Minha dúvida é: o que eu faço? Se eu sair fico sem dinheiro e se eu ficar fico com nojo de mim.
– Entre a cruz e a espada

Resposta: Karin Hueck

Cara cruz, você está em uma das situações mais delicadas que alguém pode se meter. Em condições normais, eu diria que a prioridade é pagar as suas contas, mas acho que você não está em condições normais – você está correndo risco, inclusive. Saia assim que possível do seu emprego. E, antes de sair, guarde provas de que as irregularidades foram pedidos da empresa e são práticas comuns por lá. Vale e-mail, conversa de chat ou foto de documento. Tente sair amigavelmente do trabalho: diga que você achou outra coisa ou que quer ficar perto do seu filho – lembre-se que eles podem tentar te culpar pelos crimes (não sou especialista jurídica, mas talvez você até já tenha se comprometido).

Vai ser ruim ficar sem emprego, mas vai ser muito pior se você acabar pagando pelos crimes deles. Pode ter certeza que uma empresa que trata assim os funcionários e a lei não hesitaria em fazer o mesmo com você. Não pense no seu atual emprego como um trabalho estável que paga as suas contas, pense nele como um problema do qual você precisa se livrar – porque é isso mesmo que ele é: uma encrenca horrível.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

10 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

11 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

12 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

14 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

15 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

15 horas ago