O conceito de S&OP ou planejamento de vendas e operações é relativamente simples de entender, porém, executá-lo não possui a mesma simplicidade devido ao número de pessoas envolvidas.
A maioria das empresas trabalha com departamentos segregados e cada um deles tem suas próprias agendas.
Isso pode tornar difícil fazer com que todos concordem e sigam um determinado conjunto de regras por um longo período.
Por conta disso, alguns erros podem acontecer. No entanto, “todos eles podem ser evitados, fazendo com que o processo funcione sem problemas, seguindo as práticas recomendadas”, explica o diretor comercial da WCA Inteligência Comercial, Wan Ming Chung.
Para facilitar o entendimento, e executivo listou alguns dos possíveis erros e maneiras de como evita-los. Veja a seguir:
Um dos erros de S&OP mais comuns que as empresas cometem é a falta de liderança executiva. “Se um líder não estiver totalmente engajado, o processo não funcionará.”, explica Chung, completando que é preciso fazer alguns questionamentos sobre o motivo pelo qual isso acontece:
Um líder executivo precisa saber decifrar os indicadores e fazer as perguntas certas para seguir em frente com sucesso.
Os principais problemas com S&OP geralmente não decorrem do processo em si, mas das dificuldades em executá-lo.
Isso está relacionado a outro erro comum que os líderes de equipe cometem, quando na verdade falham em se comunicar entre as equipes.
“Quando S&OP é descrito como um processo que envolve todos os setores da empresa, ele realmente significa todos os setores”, comenta o executivo.
Para garantir que o processo de S&OP seja executado sem problemas, é necessário transmitir as mesmas informações a todos os líderes, mas transmiti-las de uma maneira que cada departamento possa entender.
Em sua forma mais simples, o S&OP sempre teve em um número ou objetivo final. No entanto, simplificar demais pode ser prejudicial.
“Em vez de se concentrar em apenas um número, é preciso pensar no melhor e o pior cenário para trabalhar, além de uma opção realista entre eles, ou seja, incluir no planejamento a técnica de cenários ‘What If’”, completa o diretor.
O S&OP é um processo longo e focado em objetivos de longo prazo. Portanto, é fácil entender por que as questões que foram discutidas no início de sua jornada geralmente se perdem com o tempo.
“É importantíssimo manter documentadas todas as conversas realizadas nas reuniões, assim como os e-mails. Toda informação trocada durante o processo de S&OP é importante e pode fazer falta no final”, finaliza Chung.
Por WCA é uma startup de Inteligência Comercial originada de 21 anos de experiência em tecnologia focada no negócio, especialista em Planejamento Integrado de Demanda / S&OP, Desdobramento de Metas de Vendas e Análise de Eficiência e Desempenho.
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…
Entre 3 e 28 de fevereiro, empresas com 100 ou mais empregados devem informar seus…
Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…
O salário-maternidade é um dos mais importantes benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro…