MEI (Microempreendedor Individual) é aquele profissional autônomo que trabalhava ilegalmente, ou seja, decide se tornar um pequeno empresário.
Essa modalidade é a uma das mais simples, pois o sei pagamento de impostos é de forma simplificada, uma única guia, e com valores baixos. Podendo assim, esse pequeno empresário, pagar seus impostos e com isso obter benefícios
Como todo empresário, o MEI, ao criar o seu CNPJ (Cartão Nacional de Pessoa Jurídica) se transforma em pessoa jurídica e, da mesma forma passa a obter obrigações e responsabilidades.
O MEI possui benefícios que não são oferecidos a um profissional autônomo, ou seja, que não possui um CNPJ. Como exemplo:
Como também outras vantagens:
Fonte: Portal Empreendedor
O Imposto do MEI é de forma simplificada e de valores baixos. Por exemplo, em apenas uma única guia é pago os tributos INSS (Contribuição a Previdência Social), ISS (Imposto Municipal) e o ICMS (Imposto Estadual).
Esses valores são fixos, mas são diferentes para cada tipo de empresa.
Se não pagar o imposto todos os meses, como resultado, o Microempreendedor Individual passará a obter uma dívida com a União, estará com uma Dívida Ativa com a União (DAU).
E também não poderá usufruir de benefícios oferecidos pelo INSS, pois para usar esses benefícios é preciso pagar o imposto do MEI todos os meses e também respeitar o tempo de carência.
E aquelas que não usam o MEI, são obrigadas a pagar? Sim, é obrigado a pagar o imposto do MEI mesmo não utilizando. Pois todos os meses é emitido o imposto para pagamento, cuidado com os juros e multa.
Se o Microempreendedor Individual chegou na conclusão que ser o MEI não é mais vantajoso, tem a opção de baixar essa empresa.
Essa opção é permanente e não pode ser revertida, após a baixa sua empresa será extinta e perdendo, assim, o Cartão de Pessoa Jurídica (CNPJ).
Para concretizar a baixa o Microempreendedor não pode possuir nenhum imposto em aberto. Ou seja, é obrigatório efetuar o pagamento da contribuição mensal (DAS) de todos os meses entre a abertura e a baixa do MEI.
O boleto em atraso do MEI pode ser pago a qualquer momento. Além do valor mensal fixo, da mesma forma também estará incluído juros e multa referente ao atraso. Com isso, quanto maior for o tempo de atraso, maior será o juros e multa.
O boleto deverá ser emitido no Portal do Simples Nacional, emita o mês que se programou para efetuar o pagamento. Se nunca emitiu esse boleto, procure alguém capacitado que possa ajudar.
Também é possível fazer o parcelamento desse imposto, esses parcelamento poderá ser feito conforme a disponibilidade para pagamento.
Dica rápida: Se você quer assessorar MEIs e não sabe por onde começar, ou se você está iniciando sua carreira contábil e quer saber por onde começar, nós podemos ajudar! Conheça o MEI para Contabilidade um treinamento completo onde você vai aprender passo a passo tudo que um Estudante, Recém Formado, Contador Iniciante ou até um Contador com experiência em outras áreas precisa saber para se tornar um especialista em MEIs e prestar serviços para esses profissionais a um preço acessível. Para saber mais clique aqui e transforme sua carreira profissional!
Conteúdo por Débora Rufino Contabilidade
A gente sabe que a Justiça pode ser cara, mas nem todo mundo precisa colocar…
Boas notícias para micro e pequenas empresas que exportam! Mas não é só mais um…
Muitos Microempreendedores Individuais (MEIs) acreditam que sua aposentadoria está limitada ao salário mínimo. Mas o…
A Reforma Tributária está mexendo com a estrutura de impostos no Brasil, trazendo mudanças importantes…
Se você já reclamou da lentidão da sua internet (e quem nunca?), chegou a hora…
Se você tem um CNPJ, seja como Microempreendedor Individual (MEI) ou como microempresa, precisa ficar…
View Comments
Eu nunca usei meu abrir é nem sabia meu cnpj agora fui ver aqui tô devendo que é 5 mil reais sem ter usando pra nada como pode comprar uma coisa que não teve dispensas nenhuma.... que país é esse meu Deus...querem arrancar dos pi res de qualquer jeito.
Para quem tem MEI e deseja iniciar a divulgação do seu serviço conheça o site http://www.marketingdigitalmei.com.br
Sucesso a todos!
Tinhamos que falar com os governantes para criar uma anistia pelo menos para quem nunca utilizou e zerar a dívida ele perdoa dívidas de empresas milhonarias podia perdoar a nossa
Bom dia. Os débitos mesmo sendo antigos podem ser negociados, inclusive com parcelamento. É de extrema importância que as pessoas que não vão mais utilizar o CNPJ deem baixa para evitar o aumento da dívida junto a Receita Federal, mas é importante ressaltar que uma vez extinto o mesmo CNPJ não poderá ser ativado novamente.Forneço acessoria para o MEI com pequeno custo. Se alguém tiver interesse é só entrar em contato por meio do e-mail thaisemedeiros2009@hotmail.com. Sucesso a todos!
Abri o mei, nunca paguei uma parcela e esta ativo gerando dívidas, interessante q se fosse um cartão de crédito nao pago, ja teria sido cancelado. Já o meu não cancela pq? A final se não foi pago parcela alguma não era para esta ativo.
Eu abrir o mei paguei um ano e declarei agora estou desempregada e ainda conseguir pagar 4 meses será que posso declarar devendo ou preciso pagar estas parcelas ? Me ajudem por favor ! Obrigada desde ja