Para facilitar o envio das obrigações que devem ser cumpridas pelas empresas brasileiras, a Receita Federal disponibiliza o SPED, que se trata de um sistema de escrituração digital.
Ele foi instituído em 2007 pelo Decreto nº 6.022 e é considerado um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes.
Então, se você está começando seu empreendimento ou se possui dúvidas sobre o envio de documentos do seu empreendimento pela internet, continue acompanhando este artigo.
Nele reunimos as principais informações sobre esse sistema e quais obrigações devem ser enviadas ao Fisco através dele.
De modo geral, o SPED se trata da modernização do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores.
Diante da quantidade de informações fiscais e contábeis que são transmitidas através deste sistema, podemos dizer que o SPED é dividido em setores com características diferentes, ficando da seguinte forma:
Sped contábil: é voltado para todas as empresas, exceto aquelas que fizeram adesão ao Simples Nacional. Assim, é preciso fazer a transmissão de informações à Escrituração Contábil Digital (ECD).
Esse documento tem a função de substituir, em apenas um arquivo, os livros físicos impressos. São eles:
Sped fiscal digital: é voltado às empresas que contribuem com ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
É necessário fazer a EFD (Escrituração Fiscal Digital) que se trata de um arquivo digital que reúne informações sobre todos os documentos fiscais de determinado período no qual os impostos tenham sido apurados.
Assim, o sped fiscal substitui os Livros de Entradas e Saídas, que são utilizados na apuração dos tributos.
O SPED possui uma página própria onde são publicadas todas as informações e atualizações sobre os seus módulos, dentre eles estão:
Para acessar e enviar os dados fiscais e contábeis, é necessário utilizar a certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, o que garante validade jurídica mesmo que na sua forma digital.
Desta maneira, todas as informações federais, estaduais e municipais foram integradas pelo SPED, desta forma, as empresas podem contar com uma plataforma mais simples e sem burocracia.
Segundo a Receita Federal, houve uma redução considerável do número de documentos físicos que eram emitidos e utilizados pelas empresas.
É possível economizar em materiais físicos e agilizar os procedimentos fiscais e contábeis que são necessários para manter a regularidade da empresa. Para você ver a utilidade deste sistema, veja ainda outros benefícios do SPED:
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Por Samara Arruda
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