Negócios

Startup: Confira estratégias usadas para atrair clientes

O crescimento de uma empresa ou startup passa pelo cliente. Reter e atrair novos consumidores é um dos principais desafios de um empreendedor, ainda mais quando o negócio está no começo.

Mas existe fórmula mágica para atrair mais gente interessada pelo seu produto ou serviço? Provavelmente não. No entanto, estratégias adotadas por algumas empresas podem servir de exemplo para outras.

Por isso, Victor Marcondes, CEO da startup Nilo Saúde e que possui um MBA em negócios pela Harvard Business School, compartilha algumas iniciativas que contribuíram para o sucesso da healh tech:

Comece pela família e amigos

Para quem está começando um negócio, Victor aconselha procurar pessoas que já fazem parte do seu círculo social. “Em toda startup, os primeiros clientes são os familiares e as pessoas próximas e em quem a gente confia.

Um ponto importante é que elas vão dar bons feedbacks”, afirma. “Esse é um grupo limitado que a gente consegue atrair dessa maneira, mas que pode contribuir para a expansão do negócio, através das conexões de cada um.”

Estabeleça um limite de atendimento

Para o CEO, definir um número máximo de pessoas a serem atendidas em um primeiro momento ajuda no planejamento das ações.

Woman using digital tablet for online shopping

“Ter um limite de clientes para cada etapa do processo ajuda a estruturar a operação. Se não houver um controle, é muito provável que o empreendedor não consiga atender ou deixe a desejar, prejudicando o avanço da empresa.”

Aprenda a cobrar, desde o início

“No começo de um novo negócio, há uma tendência do empresário não querer cobrar dos usuários, o que é ruim”, pondera Victor.

Segundo ele, cobrar, mesmo que seja pouco, é fundamental para receber feedback honesto, para medir taxa de desistência e, acima de tudo, verificar o quanto as pessoas estão realmente dispostas a pagar pelo produto. “Um serviço de graça pode dar uma visão errada da real demanda por ele”, conclui.

Não invista em mídia paga no começo

Para o especialista, os primeiros usuários têm que chegar até o serviço de forma orgânica. “Crie um mecanismo de referência, para que um usuário indique o outro, ou de viralidade para atingir esses primeiros clientes (que a gente chama de early adopters), sem gastar com marketing”, aconselha.

“Afinal, se você tiver que gastar para adquirir seus primeiros usuários, que em tese deveriam ser os mais fáceis de conseguir, vai ficar muito mais caro para adquirir os outros depois.”

Por Victor Marcondes de Oliveira é engenheiro de produção pela Escola Politécnica da USP, com mestrado na mesma área pela Universidade Técnica de Darmstadt, na Alemanha. Tem MBA em negócios pela Harvard Business School, com foco em saúde. 

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

39 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago