Fique Sabendo

STF nega vínculo trabalhista entre motoristas e empresas de App

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) proferiu uma decisão nesta terça-feira (5) afirmando que não existe vínculo empregatício entre motoristas de aplicativos e as empresas que gerenciam essas plataformas. Essa determinação é aplicável a todas as plataformas.

O colegiado analisou uma decisão da Justiça do Trabalho de Minas Gerais que havia reconhecido o vínculo de emprego entre um motorista e a plataforma Cabify.

Leia também: Como se recolocar no mercado de trabalho sendo motorista de aplicativo?

O ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, destacou em seu voto que a Justiça Trabalhista tem sistematicamente desconsiderado precedentes do plenário do Supremo que indicam a ausência de relação de emprego entre as empresas de aplicativos e os motoristas.

Moraes enfatizou que a Constituição permite outras formas de relação de trabalho, ressaltando a liberdade dos profissionais associados à Cabify, Uber, iFood, que têm autonomia para escolher as corridas, definir seus horários e manter outras atividades profissionais.

Leia também: Contrato PJ E Os Cuidados Com O Vínculo Empregatício

O voto do ministro Moraes foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin, Luiz Fux e Cármen Lúcia. Apesar de não reconhecer o vínculo empregatício, Cármen Lúcia expressou preocupação com o futuro dos trabalhadores e a carência de regulamentação de direitos, alertando para possíveis problemas sociais e previdenciários no futuro.

O advogado Márcio Eurico Vitral Amaro, representante da Cabify, argumentou durante o julgamento que o modelo de trabalho da empresa não se enquadra como uma relação de emprego conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Ele salientou que as transformações tecnológicas também impactaram o mercado de trabalho, afirmando que “esses novos modelos de trabalho humano não se encaixam nos parâmetros restritos da CLT”.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

1 hora ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

6 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

8 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

14 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

14 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

14 horas ago