Imagem por @vgstockstudio / freepik
O Fator Previdenciário é uma fórmula que resulta da análise do tempo de contribuição, da idade do trabalhador, da expectativa de vida e de uma alíquota fixa. Essa fórmula incide sobre o valor final da aposentadoria, reduzindo o benefício.
Esse fator foi criado para possibilitar que o segurado se aposente mais cedo e é aplicado sobre a aposentadoria por tempo de contribuição.
A aposentadoria por tempo de contribuição exige o recolhimento de no mínimo 30 anos de contribuição, para as mulheres, e de 35 anos de recolhimento, para os homens, quando o segurado atinge o tempo mínimo de contribuição e a idade mínima passa a ter direito ao benefício.
Fica claro que a aposentadoria por tempo de contribuição é ótima para quem deseja se aposentar sem a necessidade de cumprir o requisito da idade mínima, mas, é preciso ter consciência de que haverá uma redução no valor do benefício, porque há incidência do fator previdenciário.
Mas afinal como é aplicado o fator previdenciário?
Como o fator previdenciário incide sobre o valor da aposentadoria é preciso saber como é feito o cálculo previdenciário, para depois entender como o fator é aplicado.
Primeiro é preciso calcular o valor integral do benefício. Esse cálculo é feito através de uma média salarial em que 80% dos maiores salários recebidos pelo trabalhador são somados e depois divididos pela mesma quantidade de salários somados. O resultado dessa conta define o valor integral do benefício.
Com o valor integral do benefício definido é preciso aplicar o fator previdenciário, a conta deve ser feita da seguinte forma: o valor integral do benefício deve ser multiplicado pelo fator, o resultado dessa conta definirá o valor do benefício a ser recebido pelo segurado.
Se o trabalhador quer afastar a incidência do fator previdenciário, sobre o valor da aposentadoria, é preciso optar por outra modalidade, como por exemplo, a aposentadoria por idade, que tem como requisito a idade mínima de 60 anos, se mulher e de 65 anos, se homem e a contribuição ao INSS por 15 anos.
Nesta modalidade de aposentadoria, quando preenchidos os requisitos, o trabalhador tem direito a 70% do valor integral do benefício. Para chegar ao valor integral é preciso contribuir por mais tempo, sendo que o aumento no valor do benefício é de 1% a cada ano excedente de contribuição.
O que poucas pessoas sabem é que o fator previdenciário pode ser muito benéfico. Através dele é possível receber um valor maior de benefício, ultrapassando o valor integral da aposentadoria, para isso é preciso que o segurado contribua por mais tempo, ou seja, além do tempo mínimo exigido.
A incidência do fator previdenciário é uma decisão do próprio segurado, quando opta pela aposentadoria por tempo de contribuição, caso escolha outra modalidade de aposentadoria não haverá incidência do fator.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Conteúdo original Advocacia Diniz
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…