A aposentadoria é o sonho de muitos, e quando ela chega é algo de muita alegria, porém muitos podem ficar frustrados com a chegada desse sonho.
Pois podem ocorrer erros no calculo da aposentadoria, e chegar valores abaixo do esperado por parte do INSS, mas você não é obrigado a aceitar esse valor de aposentadoria. Então caso isso aconteça é preciso estar preparado caso isso ocorra.
Porque esses erros ocorrem?
- Falhas no cálculo da aposentadoria
Uma dos erros mais comuns são as falhas no cálculos nos períodos de arrecadação, como se o INSS deixasse de considerar algum período de contribuição. Na verdade o principal erro é o não processamentos de algumas contribuições dos trabalhadores.
- Cálculos feitos com base nas novas regras
Porém também pode acontecer dos cálculos serem feitos com base nas novas regras quando o trabalhador tem direito a entrar na regra antiga, mas o cálculo fica abaixo por considerar a reforma de 2019.
- Falhas nas revisões
A aposentadoria também pode ficar abaixo do esperado quando as revisões do benefício não são feitas de maneira automática.
O que fazer?
Caso você perceba que existem falhas no cálculo da aposentadoria, e os valores estejam abaixo do esperado, você pode entrar com uma ação judicial. Nesse caso o melhor a se fazer é não usar o benefício, pois essa ação mostraria que você aceitou o valor.
Quando levado para a justiça o valor será analisado de maneira justa e correta. Assim, quando os trabalhadores ganham as causas, os valores são revisados e ele passa a receber o valor correto.
O que é a Carta de Concessão?
A carta de concessão é um documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) quando o pedido do benefício é aprovado. Esta Carta é um registro com todos os detalhes do seu benefício. Nela você encontrará:
- Tipo de benefício (aposentadoria por idade, auxílio-doença, pensão por morte, etc.)
- Número do processo que resultou na concessão do benefício
- Relação de valores salariais que serviram de base para o cálculo do INSS
- Memória de cálculos (declaração dos cálculos realizados para chegar ao valor do benefício)
- Valor do benefício a ser recebido
- Local de pagamento e rede bancária
- Data do requerimento do benefício (é a data que conta para o recebimento de valores em atraso)
- Data do agendamento e apresentação dos documentos
- Início da vigência do benefício
- Data de secessão (ou seja: o prazo previsto para o término do pagamento, quando o benefício for temporário).
Como consultar a carta?
Para consultar a carta de concessão você pode ligar para a Central no numero 135, acessar o portal do Meu INSS ou ir presencialmente até uma agência do Instituto.
Caso queira fazer a consulta pela internet siga o passo a passo:
- Acesse o portal Meu INSS
- Faça login (basta informar seu CPF e senha cadastrada no portal Gov.br)
- Selecione a opção Carta de Concessão
- Visualize e imprima o documento