Empresários e contadores já estão se preparando para a próxima etapa do eSocial que começa em julho para empresas privadas, incluindo MEIs e pessoas físicas.
E para dar continuidade a implantação do eSocial, é essencial que as empresas façam a qualificação cadastral para validar os dados de seus empregados.
De acordo com o Manual de Orientação do eSocial, esses dados são confrontados com a base do eSocial, sendo validados na base do CPF (nome, data de nascimento e CPF) e na base do CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais (data de nascimento, CPF e NIS), e qualquer divergência existente impossibilitará o envio das informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, bem como o recolhimento dos valores devidos.
Se você ainda não fez a consulta da qualificação cadastral para o eSocial deve estar atento a este artigo. Acompanhe conosco!
A consulta da qualificação cadastral é muito importante para evitar qualquer divergência nos dados já que isso impossibilitará o envio das informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, bem como o recolhimento dos valores devidos.
É recomendável que a atualização dos dados cadastrais seja realizada antecipadamente para não ocorrer nada de errado ao transmitir qualquer evento ao eSocial.
A aplicação da CQC (Consulta Qualificação Cadastral) foi disponibilizada no Portal do eSocial, a partir do endereço eletrônico: https://portal.esocial.gov.br/institucional/consulta-qualificacao-cadastral, o sistema informa o resultado, afirmando que os dados estão corretos ou que há alguma inconsistência.
Lembre-se que o Certificado Digital deve estar devidamente instalado na máquina que efetuará a consulta de qualificação cadastral do eSocial
Sim, as empresas devem adquirir programas de gestão de pessoal (sistema folha de pagamento) já adequados para a transferência dos arquivos de eventos ao eSocial.
Uma vez que as informações correspondem exatamente na Qualificação Cadastral, está tudo pronto para iniciar o envio de informações ao eSocial.
Lembramos que por meio do sistema de folha de pagamento o envio das informações se tornam mais simples e exatos. Ele gera o arquivo e transmite ao eSocial, ao seu comando. A Receita recebe as informações e se houver erros, indica o que é necessário corrigir.
Se caso você ainda não possuir o módulo Folha de Pagamento Sibrax, pode solicitar uma demonstração nesse link.
E você, já fez a consulta da qualificação cadastral da sua empresa para a etapa 2 do eSocial? Conte pra gente nos comentários!
Via Sibrax
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…