O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um direito do trabalhador brasileiro, mensalmente as empresas devem realizar depósitos em uma conta aberta na Caixa Econômica Federal para depositar os valores. Sua empresa não depositou o FGTS? Vamos te orientar.
Até o dia 7 de cada mês, os empregadores devem depositar nas contas no nome dos funcionários, um valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário, esse é o FGTS.
Entretanto, se você constatar que a sua empresa não está realizando os depósitos do Fundo de Garantia, nós vamos te ajudar e te orientar como agir nessa situação.
O valor que o empregador deve depositar é de 8% do salário bruto pago ao trabalhador, os valores do Fundo de Garantia não saem do pagamento do trabalhador, pois, esse pagamento é uma obrigação do empregador.
Para os contratos de aprendizagem, o percentual é reduzido para 2%, e para trabalhadores domésticos, o recolhimento é correspondente a 11,2 %, sendo 8% a título de depósito mensal e 3,2% a título de antecipação do recolhimento rescisório.
Os depósitos devem ser efetuados até o dia 7 de cada mês, quando a data não cair em dia útil, o recolhimento deve ser antecipado.
Primeiramente, para este artigo fazer sentido, você deve saber verificar o saldo do seu FGTS, e existem diversas maneiras para você fazer isso. Você pode ir até uma agência da Caixa, ou verificar até mesmo pelo seu celular.
Veja abaixo as principais maneiras e mais práticas de saber se sua empresa não depositou o FGTS:
Após você realizar a verificação e constatar que o seu Fundo de Garantia não está sendo depositado, não precisa se desesperar, existem duas soluções práticas e muito simples.
Primeiramente você pode ir até o seu empregador e conversar com ele, e de maneira simples, resolver tudo amigavelmente com uma conversa, entre você e seu empregador.
Entretanto, se mesmo após você conversar com seu empregador, os problemas continuarem, e você verificar que a sua empresa continua sem depositar seu FGTS, busque a ajuda de um advogado para te orientar da melhor maneira possível.
Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?
Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?
Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.
Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…