Suspensão da Difal pode ter primeira votação nesta semana

Aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa, na última semana, o projeto de Thiago Albernaz (SD) que objetiva suspender a cobrança do Diferencial de Alíquotas (Difal) para micro e pequenos empresários, inscritos no simples nacional, pode ir a primeira votação nesta semana.

Albernaz explica que foi uma bitributação implementada por meio de decreto do Executivo, em fevereiro de 2018. Porém, segundo ele, somente por lei complementar é possível criar um novo imposto. “Traz uma inconstitucionalidade”, afirma ele.

Explicação

Ainda conforme o parlamentar, o Difal é a diferença de alíquotas de importação de mercadoria entre um Estado e outro. “Quando você adquire uma mercadoria para revenda e ela atravessa para Goiás, além de pagar a nota o ICMS, paga uma diferença de alíquotas entre Estados e isso é uma bitributação que tem ocorrido em nossos mercados com o micro e pequeno empresário”.

Para Thiago, isto encarece as mercadorias nas prateleiras e cria dificuldades de comercialização para o micro e pequeno empresário. “E traz uma dificuldade para nossa economia regional”.

Ele garante que o projeto pretende acabar com o Difal para dar essa maior competitividade. Além disso, ele explicita que aqueles que estão fora do simples nacional continuarão a pagar essa diferença de alíquotas. “Acredito que nesta semana deva vir a primeira votação”, diz otimista.

Dica: Atenção você contador ou estudante de contabilidade, conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.

Tudo que você precisa saber para abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs, Contabilidade, Imposto de Renda. Quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade!

Com Jornal Opção

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

3 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

3 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

5 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

6 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

7 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

8 horas ago