Chamadas

Suspensão da prova de vida impede que segurado fique sem pagamento

A suspensão da exigência da prova de vida, derrubada na segunda-feira (27) pelo Congresso Nacional, impede que os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tenham seus pagamentos suspensos. A prova de vida só voltará a ser exigida no ano que vem, já que a decisão do Congresso, suspende a comprovação até dezembro de 2021.

Sendo assim, 4,9 milhões de aposentados e pensionistas do INSS em todo o país que ainda não fizeram a prova de vida poderão ficar tranquilos, pois continuarão recebendo o benefício normalmente.

A comprovação foi retomada no mês de julho, mantendo o recadastramento anual e suspendendo benefícios nos casos em que a pessoa não realizasse o procedimento. No entanto, o Congresso derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro, suspendendo a exigência da prova de vida até 31 de dezembro de 2021.

O presidente tinha 48 horas, a contar de segunda-feira, para promulgar a Lei 14.199, de 2021. O veto presidencial ao dispositivo foi derrubado no Senado por 54 votos e na Câmara dos Deputados, por 353.

Se Bolsonaro não promulgar a lei no prazo determinado, caberá ao presidente ou ao vice-presidente do Senado, em igual prazo, promulgar a lei, segundo consta do Artigo 66, §7º, da Constituição.

O INSS não se manifestou ainda sobre a decisão que impede interromper benefícios de quem ainda não fez a comprovação de vida. Entretanto, o Instituto deverá em breve, editar uma portaria para orientar os segurados sobre o assunto.

A prova de vida do INSS é feita anualmente pelo segurado e tem como objetivo evitar fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Consulta ao PIS/Pasep 2025 liberada HOJE. Veja onde conferir!

A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…

20 minutos ago

5 Alternativas de Empréstimos Sem Comprovação de Renda e Análise de Crédito

Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…

59 minutos ago

Corinthians Propõe Plano de Pagamento de Dívidas e Busca Estabilidade Financeira e Fiscal

O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…

1 hora ago

MEI 2025: entenda o limite de faturamento para não ser excluído

Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…

1 hora ago

Alerta: Benefício do INSS pode ser Suspenso por falta de Saque, Entenda!

Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…

1 hora ago

Dirbi: 45 Novos Benefícios Fiscais na Mira da Receita Federal

A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…

2 horas ago