Chamadas

Suspensão do empréstimo consignado em 2021?

A pandemia do novo coronavírus, fez o Governo federal alterar as regras do empréstimo consignado. Uma delas, está relacionada a ampliação da margem de crédito. Mas, o que os aposentados e pensionistas esperavam, não veio, a suspensão do pagamento das prestações do empréstimo consignado.

Isso porque continua em tramitação no Congresso Nacional, a proposta que suspenderia o pagamento das parcelas do empréstimo.

A medida era para beneficiar os aposentados e pensionistas que possuía contratos de empréstimo consignado. Aprovada a medida, iria adiar o vencimento das parcelas para o fim do contrato, e quitação do valor do empréstimo sem acréscimo de juros ou inscrição no SPC/Serasa.

Proposta de suspensão do consignado

O senador Otto Alencar (PSB-BA), é o autor do Projeto de Lei n° 1328/2020, que suspende o pagamento de até quatro parcelas do consignado em benefícios previdenciários, ou seja, deixaria de ser descontado da folha de pagamento por um período.

A quitação das parcelas somente seria feita ao final do contrato. Além disso, não teria qualquer acúmulo de juros. O CPF do beneficiário também não poderia parar no SPC/Serasa.

Na verdade, o texto iria alterar o que consta na Lei n° 10.820, de 17 de dezembro de 2003, que trata sobre a autorização para desconto de prestações em folha de pagamentos. A medida somente seria válida durante o estado de calamidade pública. Ou seja, até 31 de dezembro de 2020.

Em junho, o Senado aprovou o Projeto de Lei 1.328/2020. O principal objetivo da lei era beneficiar pensionistas e aposentados. Que também beneficiária os servidores públicos ativos que tiveram filhos perdendo empregos ou tiveram salários reduzidos (que estavam recebendo ajuda financeira dos pais durante a crise econômica).

Mas, quando o Projeto de Lei chegou na Câmara dos Deputados, não sofreu nenhuma alteração por parte dos deputados.

Qual a chance do projeto ser aprovado?

Mas, vamos pensar, o projeto se fosse aprovado, só teria validade até 31 de dezembro de 2020. Estamos no mês de dezembro, as chances de aprovação são mínimas, isso porque, teria que aprovar e depois efetuar a liberação.

Então, não conte com a suspensão do pagamento das parcelas do empréstimo consignado, em 2020. Talvez, quem sabe, no ano que vem, acontece a liberação da suspensão.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

19 minutos ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

8 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

12 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

15 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

21 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

21 horas ago