Chamadas

Sustentabilidade: Aprenda a inovar com ideias sustentáveis

Um dos assuntos de extrema importância para todos é a sustentabilidade! Mais precisamente a sustentabilidade ambiental, é algo que reflete na vida de todos, e por isso deve ter a devida atenção.

Os painéis de energia solar são grandes exemplos de sustentabilidade, e para as empresas, pode ser uma alternativa até mesmo para a redução de gastos e utilização para certos aparelhos.

Toda energia gerada a partir da luz e calor emitidos pelo sol se chama energia solar. O diferente é a forma de captação, pois existem diversas formas de se fazer isso.

Além do benefício ao meio ambiente, utilizar energia renovada permite que geradores de energia elétrica próprios sejam ligados, eliminando os gastos com eletricidade todo mês.

A energia solar é uma fonte de energia infinita, sustentável e renovável, sendo captada por processos como usinas heliotérmicas e painéis de energia fotovoltaica.

A energia solar é considerada limpa, e por isso, é uma das fontes mais promissoras para se conseguir energia elétrica e proteger o meio ambiente. A seguir, vamos entender um pouco mais sobre sua captação e os componentes necessários. Confira!

Entenda a produção de energia solar

Mesmo que seja algo bastante falado, muitas pessoas ainda não sabem como é o processo de captação de energia. Para que a energia seja gerada, certos componentes são indispensáveis!

A placa de energia solar é um dos principais, pois é o responsável pela captação dos raios solares. Para a realização do processo de captação é utilizado um vidro temperado, com a função de refletir menos e deixar o máximo de luz passar através dele.

Fora isso, é colocado um filme para proteger o material contra o envelhecimento causado pelos raios UV (ultravioleta), altas temperaturas e umidade. Isso garante a durabilidade do produto.

Embora a fundição de aço faça um elemento resistente, as molduras do painel são feitas de alumínio visando garantir a integridade do produto. Ela traz segurança para que na hora da instalação o painel não trinque ou seja danificado de alguma forma.

Em comparação a todas as fontes de energia existentes, a eletricidade conseguida com a luz do sol é considerada inesgotável do ponto de vista humano, sendo uma alternativa mesmo para empresas.

Saiba os tipos de energias solares existentes

Ao captar energia do sol para converter em eletricidade, certos objetos podem são necessários para que seja realizada essa conversão de raios UV em energia elétrica. A produção de energia elétrica utilizando dois sistemas, e são eles: heliotérmico e fotovoltaico.

Energia heliotérmica

O sistema heliotérmico transforma os raios do sol em calor, e funciona geralmente como um aquecedor de água nas residências ou hotéis. É muito útil para fazer funcionar um filtro de ar industrial, por exemplo.

Para isso, são utilizados painéis que refletem a luz solar e a concentram em um receptor específico para essa conversão.

Esse receptor é composto por um líquido, que é responsável pelo armazenamento do calor, aquecendo a água e produzindo vapor. Em usinas, por exemplo, esse vapor é responsável por movimentar turbinas e acionar geradores que produzem energia elétrica.

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é a conversão da radiação em energia elétrica. Ela é realizada por células chamadas de fotovoltaicas, normalmente compostas por silício.

Com esse método é possível acumular grandes quantidades de energia e, com constante exposição e captação, fazer funcionar diversos aparelhos e componentes elétricos, como lâmpadas, tomadas, sistemas de alarme, motor de portão, sistema de combate a incêndio e etc.

Formado por painéis, equipamentos elétricos e módulos, o sistema fotovoltaico não depende de um ambiente com um alto nível de radiação para funcionar, porém, a quantidade de energia depende das nuvens. Ou seja, quanto menos nuvens, maior a produção de eletricidade.

Utilize a energia de painéis solares

Como vimos ao longo deste conteúdo, a energia solar é considerada uma fonte renovável de energia, e por ser abastecida pelo sol, é uma fonte inesgotável para as pessoas.

Diversos objetos são usados na fabricação desse tipo de material, e entre eles estão inclusos o vidro temperado, alumínio para armações seguras e películas com proteção ultravioleta.

Fora isso, existem dois tipos de energia solar, e são elas a fotovoltaica e a heliotérmica. Cada uma tem uma função, no entanto, sua captação e fonte de energia são as mesmas: o sol.

A energia solar, além de mais agradável ao meio ambiente, ao ser utilizada se mostra uma ótima solução para quem deseja economizar com eletricidade, não acha?

Esse artigo foi escrito por André Angelo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

8 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

11 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

12 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago