A preservação do meio ambiente é um assunto muito discutido ultimamente e não tem como nos aprofundar no tema, sem antes conhecermos o real significado da palavra sustentabilidade. O termo se refere às habilidades das pessoas de desenvolver as mais diversas atividades nos âmbitos econômicos e sociais, assegurando o uso equilibrado dos recursos da natureza.
Acompanhe o artigo e entenda o que é possível fazer para conservar o meio ambiente.
Sabemos que a forma como o ser humano tem lidado com o meio ambiente, contribuiu muito para a degradação dos recursos naturais. Veja abaixo, algumas atitudes que podem ajudar a amenizar essa situação:
O processo de separação do lixo reciclável é muito vantajoso, pois evita o descarte incorreto dos resíduos, o lixo reciclável volta para o ciclo produtivo e os recursos da natureza são poupados.
É importante ressaltar que, essa separação pode ser realizada em casa, separando resíduos recicláveis (papel, metal, vidro e plástico) dos lixos orgânicos.
A reutilização pode ser incorporada de maneira fácil na nossa rotina, basta tentar dar outra utilidade para algo que já existe.
Uma forma simples de fazer isso é usando a água que seria descartada depois de lavar as roupas, para lavar a calçada.
A realização do descarte no local adequado é importante, pois evita que esses resíduos nocivos (pilha, bateria, lixo hospitalar, óleo de cozinha, entre outros) prejudiquem o meio ambiente. Existem pontos de coleta para esse tipo de lixo, procure o mais próximo de você.
A comida é algo muito desperdiçado nos lares brasileiros; por isso evite estocar grandes quantidades de alimentos, aproveite a comida em sua totalidade, congele os alimentos preparados e somente descongele o que for consumir.
O carro emite gases que geram o efeito estufa; por esse motivo evite o uso do veículo e opte por fazer uma caminhada, ou andar de bicicleta, além de ajudar o meio ambiente, você está agindo em favor da sua saúde.
A água é um recurso da natureza que pode se esgotar; por isso diminua o tempo de banho, utilize a água das chuvas.
Várias pequenas atitudes podem ser tomadas para economizar a energia elétrica, como: apagar as luzes sempre que não tiver ninguém no cômodo, trocar as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, não deixar os aparelhos eletrônicos na função stand-by.
A produção de carne para o consumo é uma das grandes responsáveis pelo desmatamento e emissão de gases que ajudam nas mudanças climáticas; por esse motivo a diminuição do consumo de carne, contribuiu para a preservação do meio ambiente.
Consumir com responsabilidade não significa deixar de consumir; mas saber planejar antes de realizar a compra, diferenciar se aquele item é realmente necessário, ou se é algo dispensável e dar prioridade às empresas que pensam no futuro do planeta.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…