Chamadas

Taxa de juros terá aumento para consignados do INSS

Na semana passada houve a aprovação da redução no teto da taxa de juros do empréstimo consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A mudança, porém, desagradou os bancos que deixaram de oferecer esse produto para aposentados e pensionistas.

A redução dos juros foi aprovada pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) no dia 13 de março. A proposta, que passou a valer depois da publicação no Diário Oficial, reduziu a taxa de juros do empréstimo consignado do INSS de 2,14%, para 1,70% ao mês. 

Diante dessa situação, os bancos começaram a se posicionar e decidiram ser inviável oferecer consignado para aposentados e pensionistas do INSS dentro dessas condições. Bancos públicos e privados suspenderam o serviço 

A proposta de redução do empréstimo consignado do INSS foi do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. A aprovação e início imediato da decisão sem passar por outros ministros, como o da Fazenda, gerou algumas críticas. Por isso, a decisão passa por uma reavaliação.

Leia também: Consignado INSS: Crescimento De 20% Em Volume De Crédito Neste Ano. Confira Os Detalhes!

Aumento na taxa de juros

Na noite de segunda-feira, dia 20, o governo federal resolveu que vai aumentar a taxa de juros do consignado do INSS. O novo percentual ainda não está definido, mas deve ficar entre 1,9% e 2%.

A fim de estabelecer um número final, uma nova reunião será realizada até a próxima sexta-feira, dia 24, e com representantes dos sistemas financeiro e bancário. O encontro deverá ocorrer após a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), na quarta-feira, dia 22, que decidirá sobre a taxa básica de juros. O governo tem feito pressão para que o índice, atualmente fixado em 13,75%, caia.

O que é empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito que oferece taxas mais baixas e condições de pagamentos mais interessantes que outras formas de obter crédito. As parcelas tem desconto mensal do benefício do aposentado ou pensionista.

Esse tipo de crédito oferece risco quase zero de inadimplência por possuir garantia de pagamento. Isso porque o desconto das parcelas é feito diretamente da folha de pagamento ou contracheque do trabalhador, antes mesmo do salário cair em conta.

Outro detalhe importante é que o crédito consignado não leva em consideração se a pessoa está negativada ou não, o que importa é ter margem para contratar um empréstimo.

No entanto, é preciso que o contratante esteja de acordo com o cumprimento dos requisitos e regras da instituição que deseja solicitar o crédito.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

4 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

5 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

6 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

8 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

9 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

10 horas ago