As perícias médicas realizadas por meio da telemedicina terão início na segunda-feira, 16.
A perícia virtual atende à uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), que solicitou ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que fosse feito um protocolo para o atendimento de cerca de 800 mil pedidos que aguardam a realização das perícias médicas.
Desta forma, o protocolo inicial da experiência piloto passou por algumas mudanças para garantir mais segurança ao ato pericial e dos profissionais que atuarão no teste.
Porém, nas últimas semanas, o assunto também dividiu opiniões entre os profissionais.
Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho foram promovidas reuniões com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Nacional de INSS, para tratar sobre a atuação do médico do trabalho.
Assim, foi estabelecido um Termo de Adesão de Participação da Experiência Piloto de Realização de Perícias Médicas com Uso da Telemedicina (Pmut) para as empresas interessadas em participar do projeto.
A previsão é de que a experiência piloto seja realizada até o dia 31 de janeiro de 2021.
Assim, estão responsáveis pelos atendimentos durante a pandemia, os peritos médicos federais que deverão seguir roteiros para os procedimentos.
Inicialmente os atendimentos serão voltados àquelas pessoas que pretendem solicitar o auxílio-doença e que atuem nas empresas que aderiram ao teste.
Diante disso, a orientação é buscar informações na empresa a fim de verificar se poderá participar da perícia virtual.
Durante o projeto piloto, o médico do trabalho contratados pela empresa ficarão responsáveis por acompanhar o funcionário durante a perícia virtual, porém, o colaborador precisa autorizar o procedimento.
Todas as respostas aos questionamentos serão repassadas ao período do INSS que também participará da videochamada.
Durante a pandemia, as perícias presenciais foram substituídas por análise de documentação enviadas através dos canais virtuais do INSS, para que fosse possível o adiantamento de benefícios e não paralisar completamente os atendimentos devido à necessidade de manter o distanciamento social.
Com o retorno dos atendimentos presenciais, estão sendo agendadas as perícias que são realizadas nas unidades do INSS.
Para isso, é preciso fazer o agendamento podendo escolher três maneiras: pelo site ou aplicativo Meu INSS além da Central de Atendimento pelo número 135. Confira como agendar de forma virtual:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Samara Arruda
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…
A DeepSeek simplesmente abalou todo o mercado da inteligência artificial (IA) com o lançamento do…
A Reforma da Previdência, promulgada em novembro de 2019, trouxe mudanças significativas no sistema de…