Calcular o tempo para se aposentar é fundamental para a obtenção do melhor valor de benefício. Principalmente com a Reforma da Previdência que entrou em vigor em 12 de novembro de 2019.
Existem duas questões sobre o tempo para aposentadoria que precisam ser melhor esclarecidas, pois representam equívocos:
Ambas podem estar equivocadas e explicaremos o motivo.
Na verdade, o tempo ideal para se aposentar varia conforme cada caso. Afinal, diferentes profissões exigem idade e período de contribuição diferentes.
Deve-se considerar, também, se existe incidência de Fator Previdenciário no caso de quem já tem o direito adquirido de se aposentar antes da promulgação da Reforma, pois depois da reforma, o direito ao fator previdenciário foi extinto.
Vale apontar que realizar um planejamento é uma boa dica. Assim, é possível saber se o tempo para aposentadoria já foi alcançado e, principalmente, se é o ideal. Afinal, tanto entrar com o pedido antes de ter direito, como o atrasar o pedido, gera perdas financeiras e de tempo. Veja abaixo quais são os problemas de cada uma das situações.
Um dos grandes benefícios do planejamento é saber a data exata do cumprimento das exigências para a aposentadoria. Se você entrar com o pedido antes de completar os requisitos, perderá tanto tempo quanto dinheiro. Isso porque o processo até a decisão ser estabelecida pode levar meses, talvez anos, e ao final o pedido será negado.
Exemplo:
Rogério completaria os requisitos de aposentadoria em fevereiro. Porém, entrou com o pedido em janeiro. O procedimento completo demorou 6 meses e, após averiguar que na data do pedido os requisitos não tinham sido cumpridos, a aposentadoria foi negada. Assim, seria necessário iniciar tudo novamente sem receber os valores retroativos desde a entrada do pedido.
Se Rogério tivesse aguardado o tempo para se aposentar, o cumprimento de todas as exigências e tivesse feito o pedido em fevereiro, o benefício teria sido concedido, juntamente com o pagamento retroativo do benefício referente aos 6 meses entre o pedido da aposentadoria e sua concessão.
Da mesma forma, entrar com o pedido muito depois que o tempo para se aposentar for cumprido poderá acarretar em perda de valores. Cada mês que a aposentadoria for adiada é um mês de benefício que se deixa de receber.
Utilizando o mesmo exemplo de antes:
Rogério completou os requisitos para a aposentadoria em Fevereiro. Porém, continuou trabalhando por mais um ano antes de pedir a aposentadoria. Ao receber o benefício, nota que sua aposentadoria foi estabelecida no valor de R$1.500,00
Isso significa que Rogério deixou de receber 13 meses de benefício (os 12 referentes ao ano que não entrou com o pedido + 1 décimo terceiro). Isso dá o total de R$ 19.500,00 em benefícios perdidos!
Agora que você já entendeu a necessidade de saber corretamente o tempo para se aposentar e os prejuízos em fazer o pedido muito cedo ou muito tarde, daremos algumas dicas mais detalhadas para diferentes áreas de atuação:
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS
Conteúdo original Koetz Advocacia
A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…
Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…
O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…
Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…
Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…
A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…