Designed by @pressfoto / freepik
Popularmente conhecida como “pressão alta”, a hipertensão está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo.
Considera-se hipertensa a pessoa que, medindo a pressão arterial em repouso, apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg).
Leia Também: Problemas Na Coluna Dão Direito A Benefícios Do INSS?
Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito podem ocorrer:
Leia Também: Confira Quais Benefícios Não Podem Ser Cortados Pelo INSS
A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Os tratamentos são feitos com medicamentos que atuam sobre o sistema cardiovascular e renal.
Além dos medicamentos disponíveis, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:
Leia Também: 5 Dicas Para Te Ajudar A Se Aposentar Recebendo O Teto Do INSS
O auxílio-doença é um benefício temporário, cujo objetivo é auxiliar economicamente os segurados que tenham se acidentado ou contraído uma doença e precisam se ausentar do trabalho por mais de 15 dias.
Por se tratar de uma enfermidade que não compromete a vida do trabalhador é um pouco difícil, porém caso você precise passar por algum período de tratamento específico, no qual fique claro para o INSS que você não poderá continuar exercendo suas atividades temporariamente, aí, sim, é provável que você consiga o auxílio.
Leia Também: Quais Documentos Médicos Devo Levar No Dia Da Perícia?
Como foi dito acima, a pressão alta em si não te impede de trabalhar, porém, quem sofre com hipertensão fica mais propenso a sofrer com outras doenças mais graves que podem, sim, impedir o trabalho permanentemente.
Seria o caso de uma pessoa que tenha pressão alta e sofre um AVC e em decorrência disto fique com sequela que o impossibilite de exercer sua atividade laboral permanentemente, neste caso ele pode, sim, requerer o benefício para a aposentadoria por invalidez.
Assim que o benefício for requerido você passará por uma perícia médica do INSS que vai determinar a concessão do benefício.
Em casos graves o INSS isenta o trabalhador do período de carência, no caso de um AVC só pode ser dispensado em casos com paralisia total, em casos mais leves é comum que a previdência solicite a carência de 12 meses de contribuição.
Leia Também: Quem Nunca Contribuiu Para O INSS Tem Direito À Aposentadoria?
A hipertensão pode provocar:
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…