News Yahoo

Ter o comprovante de inscrição do CNPJ, basta para quaisquer comprovações

Em geral, dificilmente alguém nunca, pelo menos, ouviu falar da sigla CNPJ, até porque o termo é bem conhecido entre as pessoas que atuam no meio empresarial, como microempreendedores individuais (MEI), por exemplo. Saiba a importância do cadastro. 

Em suma, CNPJ significa (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), que nada mais é que a formalização de uma entidade como empresas, sociedades, organizações, etc. Sendo assim, a registro é essencial para quem deseja abrir um negócio, ou sair do trabalho informal. 

O CNPJ corresponde a uma numeração composta por 14 dígitos, registrada pela Receita Federal, órgão este que também é responsável por gerar o CPF (Cadastro Nacional de Pessoas Físicas). Tal numeração, basicamente, serve para identificar empresas por parte do governo e demais pessoas.

Nesta linha, no documento referente ao CNPJ, é possível encontrar diversas informações relacionadas a empresa, como: nome jurídico, nome fantasia (caso haja), endereço, contato, situação cadastral, descrição da respectiva atividade, código da natureza jurídica, entre outras. 

Diante disso, é entendido que o registro reúne uma série de informações cadastrais que podem servir de fonte para diferentes finalidades, Além do mais, o CNPJ é integrado à órgãos de registro e administrações tributárias, através do Redesim.

Considerando que o CNPJ é a fonte oficial de informações cadastrais de uma empresa, a Receita esclarece que não será preciso exigir da pessoa jurídica alguma comprovação de outra fonte. Isto porque, “o comprovante de inscrição e situação do CNPJ é suficiente para quaisquer comprovações”, divulgou a Receita Federal, em nota, na última sexta-feira (27). Para emitir o documento, basta acessar o serviço “Consultar CNPJ” na página Gov.br.

Por fim, cabe salientar que existem alguns casos específicos em que será necessário entrar em contato com o órgão, como é a situação do GFIP, documento em que constam informações atreladas a vínculos empregatícios e remunerações. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

3 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

4 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

5 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

7 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

8 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

8 horas ago