covid 19

Terceira dose da vacina no Brasil deve começar a partir deste mês de setembro

Conforme informações do Ministério da Saúde, o 3.º ciclo de imunização da covid-19 deve dar preferência para as doses da vacina Pfizer, todavia, o uso da AtraZeneca e da Jansen não foi descartado, e poderão ser utilizadas. 

A dose de reforço anunciada na última quarta-feira (25), pelo Ministério da Saúde, é válida para qualquer vacina que fez parte da campanha de vacinação no país, não sendo obrigatório tomar da mesma fabricante. 

Ademais, é recomendado a aplicação da 3.ª rodada a idosos com idade superior a 70 anos e a imunossuprimidos, pessoas com baixa imunidade, ou seja, com HIV positivo (AIDS), acometidos por neoplasia hematológica (câncer), quem passou por transplantes de órgãos vitais ou medula óssea, aqueles que se utilizam de imunossupressores, entre outros.  

Vale ressaltar, que a 3ª dose para imunossuprimidos e maiores de 80 anos que tomaram a CoronaVac é de “caráter experimental”. É o que diz a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a respeito da recomendação do reforço. Além disso, estudos apontam que a vacina vem caindo em sua capacidade de proteção, de modo que é recomendado uma terceira rodada de imunização em todas as vacinas. 

3.ª dose da vacina no Brasil

Há regiões do Brasil que já começaram a aplicar a dose reforço ou estão próximas de iniciar o novo ciclo de vacinação. Confira. 

São Paulo: conforme o divulgado pelo governador do estado, João Dória, a 3.ª dose começará a partir do dia 6 de setembro. O público alvo serão idosos com idade superior a 60 anos. 

Salvador: no município de BA, as doses reforços já começaram a ser aplicadas nesta segunda-feira (30) para idosos com idade igual ou inferior a 80 anos que tomaram a 2.ª dose a pelo menos 6 meses. 

Mato grosso do Sul: sendo o primeiro estado a começar a campanha da 3.ª dose da vacina, o Mato Grosso do Sul começou aplicar o reforço no dia 27 de agosto em idosos que tomaram a 2.ª dose a 6 meses. 

Vale ressaltar que conforme a previsão, os demais estados do país devem iniciar a vacinação a partir do dia 15 de setembro. 

Redução do período entre doses

Conforme a pasta que divulgou a dose de reforço, as vacinas AstraZeneca e Pfizer, sofreram uma diminuição no intervalo entre as suas doses, de modo que este período passará de 12  para 8 semanas. No entanto, não foram informados maiores detalhes a respeito, todavia, futuramente os gestores devem receber novas orientações sobre o assunto.

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

4 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

5 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

6 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

8 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

9 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

9 horas ago