Se você tem uma empresa que está em crescimento, já deve ter se perguntando se deve terceirizar ou não. Mas, afinal, quanto custa um funcionário para uma microempresa?
A contratação de funcionários internos – que não são terceirizados – envolve diversos custos, inclusive com benefícios, como plano de saúde corporativo, por exemplo.
Por esse motivo, alguns empreendedores, principalmente de pequenas empresas, ficam se questionando se a terceirização é uma boa opção.
A diferença entre trazer um funcionário para a equipe e terceirizar a função tem um grande impacto em suas atividades de trabalho do dia-a-dia, no resultado de seu projeto e – é claro – em seus resultados financeiros.
A má notícia: não há uma definição clara de quando terceirizar e quando manter o trabalho internamente; cada situação é única e você deve avaliar cada decisão com base em suas próprias características para garantir que tenha o ajuste certo.
A boa notícia: existem definições claras dos benefícios entre as duas opções; portanto, tomar uma decisão é meramente um processo de descobrir o que você precisa.
Continue a leitura para saber mais sobre a questão de terceirizar ou não e quanto custa um funcionário para uma microempresa!
Contratação Interna x Terceirização
A primeira coisa necessária para tomar a decisão de terceirizar ou não é compreender quais são os benefícios de cada opção e você confere isso a seguir.
Benefícios da Contratação Interna
- Um funcionário terá maior adesão à sua empresa;
- O conhecimento e as habilidades desenvolvidas ao trabalhar em seus projetos são mantidos internamente e estão disponíveis para uso posterior;
- Um funcionário tem mais familiaridade com sua organização, simplesmente porque está no local o tempo todo. Isso pode ser útil quando você precisa lançar um projeto rapidamente. Também pode evitar a duplicação dos esforços de trabalho que podem ocorrer na comunicação de seus funcionários para o contratante;
- Ao contratar alguém, você tem maior controle de custos. Se um projeto vai além do prazo e alguém volta depois do expediente, os custos permanecem os mesmos.
Sinais que você deve contratar alguém internamente
- Você tem uma cultura de trabalho específica que deve ser evidente em tudo o que você faz e em todas as pessoas com quem trabalha;
- Esta função é uma competência chave do seu negócio;
- Você é uma grande organização com uma forte marca de empregador;
- As atividades envolvem segredos comerciais ou altamente confidenciais que podem prejudicar o seu negócio se forem divulgados.
Benefícios da Terceirização
- Processo de integração mais simples. Encontrar a empresa certa para terceirizar é um processo mais fácil do que encontrar um novo funcionário, porque a maioria das empresas deseja o seu negócio. Em vez de gerenciar o treinamento e o pagamento de um funcionário, incluindo férias, licença médica e o aumento inevitável, uma empresa externa é um simples contrato de trabalho.
- Continuação garantida e sem tempo de inatividade. A menos que você esteja trabalhando com uma pequena agência, a terceirização do seu trabalho garante que não haja paradas não programadas, como férias, doença ou luta por uma substituição em uma licença por serviço prolongado.
- Experiência concentrada. As empresas especializadas geralmente são capazes de recrutar especialistas com experiência mais profunda. Por trabalharem em diversos projetos, eles têm um conhecimento mais amplo do assunto, o que beneficiará a qualidade do seu projeto.
- Não há necessidade de investir em equipamentos. Se a função exigir equipamento especializado, como ferramentas de design ou software, você será responsável por fornecê-los para um funcionário. Quando você terceiriza, o contratante arca com essa despesa.
Sinais que você deve considerar Terceirizar
- Você não tem certeza se o trabalho continuará após este projeto ou se há trabalho suficiente para justificar uma posição contínua;
- Você é uma empresa menor se estabelecendo no mercado;
- A função não é uma competência central do seu modelo de negócios. Para tornar isso um pouco mais fácil para você, reunimos uma lista das etapas a serem seguidas para decidir entre internar e terceirizar uma função.
Etapas para decidir entre contratação interna e terceirizar
Aqui estão algumas etapas importantes para decidir entre a contratação interna e terceirizar funcionários.
Identifique quais áreas você pode terceirizar
Antes de decidir se vai tercerizar, você precisa identificar quais áreas pode terceirizar e onde você precisa de ajuda agora . Essas áreas podem incluir:
- Marketing online, especialmente SEO, campanhas PPC, site para celular e todo o marketing de entrada;
- Manutenção e desenvolvimento de sites;
- Administração virtual, através de sites freelancers;
- Contabilidade;
- Pedidos (utilizar um sistema de pedidos);
- Desenvolvimento e programação de software;
- Call centers / suporte online;
- Manutenção de TI.
Identifique todos os custos
Ao considerar a diferença financeira entre as duas opções, lembre-se de incluir os custos de seu tempo e energia emocional.
Embora a contratação interna seja geralmente mais barata no papel, há uma série de responsabilidades que acompanham o gerenciamento de um novo membro da equipe.
Isso inclui garantir que você tenha trabalho suficiente em uma base contínua e fornecer treinamento e oportunidades de avanço. Não se esqueça que você também precisará investir em equipamentos e um local para sentar para o novo funcionário!
Identifique funções críticas de negócios
Algumas funções que precisam ser desempenhadas por uma empresa não fazem realmente parte do modelo de negócios; em vez disso, eles fazem parte da gestão do próprio negócio.
Por exemplo, para algumas empresas, as atividades de marketing online são uma parte importante de sua vantagem competitiva, e sua capacidade de movimentar milhões de dólares depende desse desempenho.
Para outros, o marketing online é simplesmente o que eles fazem para manter as vendas, mas seus principais recursos estão na fabricação ou no design.
Se a função na qual você precisa de ajuda não for uma função central do seu modelo de negócios, a terceirização provavelmente criará menos dores de cabeça para você.
Identifique o quanto a cultura é importante
Você tem uma cultura única em sua organização que realmente define por que seus clientes o amam?
Cada empresa cria sua própria cultura e, mesmo que você encontre alguém que se aproxime de uma agência externa ou freelancer, eles nunca serão 100% seus. Você pode incutir cultura com mais facilidade em um funcionário em tempo integral
Quanto custa um funcionário para uma microempresa?
Agora que você já sabe o que deve considerar para escolher entre fazer contratação de internet e terceirização, quanto será que custa um funcionário para a empresa?
De acordo com as regras da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o colaborador tem direito a:
- Férias;
- 13° salário;
- Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Também existem os encargos sociais, que a empresa paga para órgãos diversos. Esses encargos vão variar de acordo com o regime tributário.
Vale dizer que o vale-transporte é uma obrigação coletiva. Portanto, ele não deve ser incluído no salário do funcionário, mas sim pago a parte.
Os benefícios como vale-refeição e vale alimentação não são obrigatórios e também são definidos de acordo com a categoria.
Outra coisa importante a dizer é que a empresa pode oferecer e arcar com outros benefícios, como plano odontológico, auxílio creche, plano de saúde e assim por diante.
Saber o valor exato de quanto custa um funcionário para empresa é um pouco complicado, já que cada negócio tem as suas necessidades. Além disso, as taxas e valores a serem pagos vai depender do regime tributário que a sua empresa segue.
Conclusão
Os custos de um funcionário para uma empresa depende muito do que você está disposto a oferecer a seus colaboradores.
O que podemos dizer é que existem algumas taxas e valores que devem ser pagos quando falamos em contratação interna.
De modo geral, teoricamente, a contratação terceirizada é mais barata, já que não tem os gastos que são obrigados por lei e um convite a despesas. Porém, é esse o tipo de negócio que você quer ter? Vale a pena deixar a contratação interna de lado?
Faça uma avaliação das duas opções, compreenda quais são os cálculos necessários para saber o quanto custa um funcionário e tome a sua decisão.