Pontos Principais
A Tesla divulgou os resultados do primeiro trimestre após o sino na segunda-feira, 26.
A empresa superou as expectativas facilmente, impulsionada pelas vendas de bitcoin e créditos regulatórios, mas as ações caíram até 3% depois do expediente, à medida que os investidores digeriam os números.
Veja como a empresa se saiu neste trimestre, em comparação com as estimativas dos analistas compiladas pela Refinitiv:
O lucro líquido atingiu um recorde trimestral de $438 milhões em uma base PCGA, e a empresa registrou $518 milhões em receita de vendas de créditos regulatórios durante o período.
Registrou também um impacto positivo de $101 milhões de vendas de bitcoin durante o trimestre.
O CEO Elon Musk, do negócio de veículos elétricos, informou no primeiro trimestre entregas de veículos de 184.800 carros Modelo 3 e Modelo Y, superando as expectativas e estabelecendo um recorde para a Tesla.
No entanto, a empresa também disse que não produziu nenhum de seus sedãs Modelo S ou SUVs Modelo X para o período encerrado em março. Ele entregou 2.020 sedãs Modelo S e SUVs Modelo X mais antigos do estoque.
Na conferência de ganhos de segunda-feira, Musk disse que a nova versão dos sedãs Modelo S da empresa será finalmente entregue aos clientes a partir de maio de 2021, com as entregas do Modelo X começando no terceiro trimestre do ano.
Elon Musk e o diretor financeiro, Zachary Kirkhorn, disseram que os problemas da cadeia de suprimentos provavelmente continuarão sendo um desafio para a Tesla este ano.
Em janeiro de 2021 (durante uma atualização dos lucros do quarto trimestre de 2020), Musk havia dito que o Modelo S Plaid já estava em produção e seria entregue a partir de fevereiro de 2021.
Mas ele admitiu na segunda-feira: “Houve mais desafios do que o esperado” na produção da versão atualizada desses veículos. Ele não deu mais detalhes.
A Tesla agora tem como objetivo produzir 2.000 veículos dos Modelos S e X por semana ainda este ano.
A empresa disse na segunda-feira que espera um crescimento de entrega de veículos de mais de 50% em 2021 no geral, o que implica entregas mínimas em torno de 750.000 veículos este ano.
O fato de que a Tesla aumentou as vendas das unidades de veículos em mais de 100% ano após ano, mas aumentou os centros de serviço em apenas 28% e sua frota de serviço móvel em apenas 22%, explica por que alguns clientes da Tesla enfrentam tempos de espera frustrantemente longos para reparos.
A expansão dos serviços não acompanha o volume de veículos vendidos.
A Tesla disse que superou a escassez de chips que atormentou a indústria automotiva em parte por “virar-se extremamente rápido para novos microcontroladores, enquanto simultaneamente desenvolve firmware para novos chips feitos por novos fornecedores”.
Não divulgou os nomes de seus novos fornecedores.
Também repetiu a afirmação frequente de Musk de que as câmeras, e não o radar, são um caminho melhor para veículos autônomos.
“Nossa arquitetura de software baseada em IA (Inteligência Artificial) tem dependido cada vez mais de câmeras, a ponto de o radar se tornar desnecessário antes do esperado. Como resultado, nossa equipe FSD (Full Self-Driving) está totalmente focada na evolução para um sistema autônomo baseado em visão e estamos quase prontos para mudar o mercado dos EUA para o Tesla Vision ”, disse a empresa em seu comunicado de ganhos.
A receita de seus negócios de geração e armazenamento de energia quase dobrou para a Tesla em relação ao mesmo período em 2020, quando Musk disse que a Covid, uma pandemia emergente, havia desacelerado seus negócios de energia a um ritmo lento.
Mas a receita de energia caiu de US $787 milhões no quarto trimestre de 2020 para US $595 milhões no primeiro trimestre de 2021.
Recentemente, a Tesla aumentou os preços de seus telhados solares em 50% e agora exige que qualquer um que encomende energia solar fotovoltaica (incluindo telhas solares da Tesla) também peça o Powerwall, o sistema de armazenamento de energia doméstico da Tesla.
A súbita mudança de preço se aplicou retroativamente a alguns clientes incomodados.
Musk disse na ligação para o primeiro trimestre de 2021 que pretende que casas com telhados solares e baterias da Tesla funcionem como um “serviço gigante e distribuído” que possa ajudar os atuais serviços de energia elétrica a fornecer aos clientes toda a eletricidade de que precisam conforme a demanda e eventos climáticos extremos aumentam.
Os executivos não disseram como mudariam sua produção ou combinação de células de bateria dos fornecedores para aumentar o volume de veículos e produtos de armazenamento de energia em 2021.
Musk disse que as 4680 células da empresa, que foram desenvolvidas de forma independente e fabricadas em uma planta piloto em Fremont, Califórnia, ainda não são confiáveis o suficiente para serem enviadas em veículos Tesla.
Ele disse que a Tesla provavelmente “alcançaria a produção em volume” dessas células em 12 a 18 meses.
A empresa revelou em fevereiro que comprou US $1,5 bilhão em bitcoin e potencialmente investiria em outras criptomoedas no futuro.
Em abril, o bitcoin atingiu níveis recordes antes de recuar.
Em sua demonstração de fluxos de caixa, a Tesla revelou que vendeu US $272 milhões em “ativos digitais”, provavelmente bitcoin, durante o trimestre.
Conteúdo Traduzido da fonte CNBC por Wesley Carrijo para o Jornal Contábil
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