Devido aos índices de previsão da inflação ao longo de 2020 aumentarem de 2% para 4,1%, o governo se viu necessário em elevar a expectativa para o valor do teto dos benefícios do INSS para R$ 6.351,20.
Contudo, caso o trabalhador que pretenda se aposentar em 2021 e queira receber o maior valor permitido pode acabar correndo o risco de se decepcionar.
Aposenta-se pelo teto só é possível para os trabalhadores que além de terem realizado a maior parte dos recolhimentos pelo maior valor, também consigam reunir os requisitos de idade e tempo de contribuição elevados para garantir mais de 100% da média salarial.
Para deixar mais claro, para alcançar o teto será necessário ter mais do que 40 anos de contribuição, a regra em vigor vai solicitar o tempo total de 42 anos no caso das mulheres e 47 anos de contribuição no caso dos homens.
Como o teto previdenciário foi, em duas ocasiões, elevado acima da inflação, a simples atualização das contribuições não permite chegar ao seu valor.
Como receber o teto?
O cálculo para aposentadoria utiliza-se da base média de contribuições dos trabalhadores ao INSS desde o ano de 1994. Logo, o valor da aposentadoria é de 60% das contribuições, com a soma de 2% ao ano.
Além disso, o tempo de contribuição para receber o valor integral do benefício deve ser de 42 anos para as mulheres e 47 anos no caso dos homens.
Para conseguir se aposentar com o valor do teto do INSS o contribuinte deve receber uma remuneração correspondente ao benefício, a faixa 3 do INSS.
Por exemplo, se um homem que trabalhou e tem 30 anos de tempo de contribuição, ele receberá 60% + 20% (2% x 10 anos acima de 20 anos de contribuição) = 80% do seu Período Base de Cálculo.
Isso faz com que o valor do benefício caia, porque a pessoa só receberá 80% da média de todos os seus salários de contribuição.
Logo, quando o cidadão solicitar a aposentadoria, será realizada a média de todos os salários de contribuição que tiveram como valor o teto do respectivo ano de contribuição para que assim possa ser aplicado o redutor.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.