Chamadas

Tipos de reconhecimento de paternidade existentes no Brasil

O reconhecimento de paternidade é configurado como um procedimento de formalizar o fato de que determinada pessoa de fato é filho (a) biológico (a) de um terminado alguém, para que sejam garantidos todos os fins de direito. Garantindo assim todas as obrigações consequentes à constatação.

O reconhecimento de paternidade é configurado como um procedimento para formalizar o fato de que determinada pessoa de fato é filho (a) biológico (a) de um terminado alguém, para que sejam garantidos todos os fins de direito. Garantindo assim todas as obrigações consequentes à constatação.

Além disso, o reconhecimento pode ser feito antes do nascimento do filho (a) ou ainda após o seu falecimento, desde que o mesmo tenha deixado descendentes, como filhos e netos por exemplo, por meio das seguintes formas, nos termos da lei (mais precisamente do artigo 1.609 do Código Civil Brasileiro).

Vale lembrar que o Código Civil afirma que o reconhecimento de filho é um ato irrevogável, exceto nos casos de inequívoca comprovação que o reconhecedor tenha sido induzido ao erro.

Tipos de reconhecimento de paternidade

Na totalidade tem-se conhecimento de dois tipos de reconhecimento de paternidade, sendo eles:

Reconhecimento espontâneo

O reconhecimento espontâneo nada mais é do que o ato por livre e própria vontade o desejo de reconhecer o filho. O reconhecimento acontece no ato do registro do recém-nascidos.

E ocorre por meio de escritura pública ou termo particular; ou por testamento. No caso do testamento o pai pode estipular o reconhecimento de determinada pessoa como filho através de ato de última vontade.

É a expressão da vontade livre de reconhecer o filho. Este reconhecimento ocorre no ato do registro do recém-nascido. Por escritura pública ou termo particular; ou por testamento: O testador pode estipular o reconhecimento de determinada pessoa como seu filho através de ato de última vontade.

Reconhecimento Judicial

No caso do reconhecimento judicial o pai não está disposto a assumir a paternidade do filho por livre e espontânea vontade. Consequentemente a ação de investigação de paternidade é que poderá levar ao reconhecimento do filho.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

22 minutos ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

8 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

12 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

15 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

21 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

21 horas ago